“As Bodas de Fígaro”, de Mozart, encerram o Festival ZêzereArts, em Ferreira do Zêzere, com duas apresentações no Cine-Teatro Ivone Silva, onde a organização espera lotação esgotada para a maior produção operática do festival.

“É a produção operática mais desafiante e ambiciosa já produzida no âmbito do festival”, disse à Lusa Luis Cunha, director do ZêzereArts, cuja 8.ª edição se despede no próximo fim-de-semana com a apresentação de “As Bodas de Fígaro”.

A ópera-bufa em quatro atos, composta por Wolfgang Amadeus Mozart, vai subir ao palco do Cine-Teatro Ivone Silva “numa versão moderna no que toca a cenários e guarda-roupa” e numa produção que, segundo o director, “será difícil de reproduzir, dada a dificuldade de voltar a reunir todo o elenco e orquestra”.

Tudo porque o elenco daquela que é a maior produção operática do festival “foi escolhido em castings em Lisboa, no Porto, em Aveiro e em Londres (Inglaterra)”, bem como a orquestra, “composta por elementos de várias outras orquestras que se juntaram neste projecto”.

Para além dos dois espectáculos de sexta-feira e sábado, o público poderá ainda assistir a um ensaio aberto, na quinta-feira, aumentando assim “o número de pessoas que poderão ver o espectáculo, dado que a sala tem apenas capacidade para 120 espectadores”, acrescentou Luis Cunha.

Passada no Palácio do Conde Almaviva, a poucos quilómetros da cidade de Sevilha, a ópera dirigida por Brian MacKay e encenada por Roberto Recchia conta a história dos servos Fígaro e Susana, que pretendem casar, mas enfrentam os contratempos de um patrão que não abdica do direito de se deitar com a serva, do compromisso do noivo com Marcelina, a quem deve dinheiro, e de um médico charlatão com desejos de vingança.

Com legendas em português, a encenação pretende-se “acessível a todo o público que normalmente não tem acesso a este tipo de espectáculos” e que em Ferreira do Zêzere começa a fazer escola, com o ZêzereArts a apresentar uma ópera a cada dois anos.

A ópera, integrada da programação do festival, é de entradas livres mas, dada a habitual afluência de público o mesmo terá que reservar os respectivos ingressos no posto de turismo da vila.

A 8.ª edição do Festival ZêzereArts, decorre desde 15 de Julho, levando música ao património dos concelhos de Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Batalha.

Durante três semanas, cerca de uma centena de estudantes de música, profissionais e amadores frequentaram os cursos de verão e masterclasses com professores de música clássica, na vertente mais pedagógica do festival produzido pela Musicamera e que este ano conta com o apoio da Direcção Geral das Artes, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e das câmaras municipais de Ferreira do Zêzere, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

Leia também...

AR lamenta morte de militar da GNR na sequência de um acidente na A1

A Assembleia da República aprovou hoje um voto de pesar pela morte de um militar da GNR, na sequência de um acidente ocorrido na…

Mais de 15.000 testes realizados no distrito de Santarém

Mais de 15.000 testes à covid-19 foram realizados, até ao momento, no distrito de Santarém, sobretudo a funcionários de lares e de creches e…

Exposição “Sá da Bandeira – Filho da Vila, Pai da Cidade” na Casa do Brasil

Inaugura no próximo dia 26 de Setembro, pelas 18h00, a exposição que marca o início das comemorações dos ‘150 anos da elevação de Santarém…

Limpeza de faixa de protecção de casas obrigatória até 15 de Março

Os proprietários de terrenos com mata ou floresta têm até 15 de Março para proceder à respectiva limpeza, garantindo a existência de faixas de…