Os Bombeiros de Fátima completaram no passado domingo, 20 anos de existência e assinalaram a efeméride com uma cerimónia que reuniu entidades oficiais, sócios da associação, o corpo de bombeiros e respetivas famílias e amigos. Foi um momento de celebração, que contemplou a promoção de alguns bombeiros, uma visita ao heliporto contruído pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima e o indispensável bolo de aniversário.

O Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima, Amorim Gonçalves, deu início às intervenções oficiais, lembrando o passado recente e as suas dificuldades, com foco no futuro e na valorização do trabalho desenvolvido perante as adversidades. Enalteceu o papel formativo desenvolvido na Escola de Recrutas e anunciou a disponibilidade do heliporto, entretanto construído nas futuras instalações de proteção e socorro da associação, para ser usado, caso exista necessidade, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.

Seguiu-se a intervenção do Comandante dos Bombeiros de Fátima, Joaquim Gonçalves, que demonstrou total confiança no desempenho deste corpo de bombeiros, independentemente do cenário com que tenham que lidar, como por exemplo a visita do Papa Francisco a Fátima que se aproxima.

O Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Santarém, Adelino Gomes, enalteceu o trabalho de qualidade que os Bombeiros de Fátima sempre desenvolveram e alertou para os vários perigos inerentes à atividade de bombeiro, sublinhando que a segurança é um bem maior que deve sempre ser preservado.

A intervenção seguinte ficou à responsabilidade de David Lobato, Comandante sub-regional do Médio Tejo da Proteção Civil, que, mais uma vez, enalteceu a pronta e eficaz resposta que o corpo de Bombeiros de Fátima evidencia sempre que necessário e felicitou todos aqueles que contribuem diariamente para o normal funcionamento desta Associação, nomeadamente os seus corpos sociais.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Isabel Costa, encerrou o momento dedicado às intervenções oficiais com uma nota de agradecimento para todas as pessoas que contribuíram ao longo dos últimos 20 anos, para a prossecução dos objectivos dos Bombeiros de Fátima, prestando um enorme serviço à Cidade, aos residentes e aos milhões de visitantes que Fátima recebe anualmente. Deixou uma palavra de confiança em relação ao futuro, independentemente das adversidades com que se possam ver confrontados, e reafirmou a contínua disponibilidade da Câmara Municipal para apoiar, na medida das suas possibilidades, os projetos prioritários da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima.

Após a entoação dos parabéns e o tradicional corte do bolo, seguiu-se uma visita ao heliporto contruído nas futuras instalações de proteção e socorro dos Bombeiros de Fátima, infraestrutura que fica disponível para futuras utilizações, como por exemplo, a receção do Papa Francisco no próximo dia 5 de Agosto.

Leia também...

Maestro Martim Tavares ministra curso breve sobre música e literatura em Torres Novas

Com o mote “O livro aberto da arte”, o maestro Martim Sousa…

Novo livro de Nuno Garcia Lopes lançado em Espanha

O livro “Corazones de musgo / Corações de musgo”, de Nuno Garcia…

Autarca de Santarém saúda “pequena ajuda” para a Educação, mas salienta aspectos por esclarecer

O presidente da Câmara de Santarém disse hoje que o aumento de…
Foto ilustrativa

Tomar recebe o Dia Nacional do Bombeiro Profissional

A cidade de Tomar vai ser o palco da 16.ª edição do…