Os Bombeiros de Fátima completaram no passado domingo, 20 anos de existência e assinalaram a efeméride com uma cerimónia que reuniu entidades oficiais, sócios da associação, o corpo de bombeiros e respetivas famílias e amigos. Foi um momento de celebração, que contemplou a promoção de alguns bombeiros, uma visita ao heliporto contruído pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima e o indispensável bolo de aniversário.

O Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima, Amorim Gonçalves, deu início às intervenções oficiais, lembrando o passado recente e as suas dificuldades, com foco no futuro e na valorização do trabalho desenvolvido perante as adversidades. Enalteceu o papel formativo desenvolvido na Escola de Recrutas e anunciou a disponibilidade do heliporto, entretanto construído nas futuras instalações de proteção e socorro da associação, para ser usado, caso exista necessidade, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.

Seguiu-se a intervenção do Comandante dos Bombeiros de Fátima, Joaquim Gonçalves, que demonstrou total confiança no desempenho deste corpo de bombeiros, independentemente do cenário com que tenham que lidar, como por exemplo a visita do Papa Francisco a Fátima que se aproxima.

O Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Santarém, Adelino Gomes, enalteceu o trabalho de qualidade que os Bombeiros de Fátima sempre desenvolveram e alertou para os vários perigos inerentes à atividade de bombeiro, sublinhando que a segurança é um bem maior que deve sempre ser preservado.

A intervenção seguinte ficou à responsabilidade de David Lobato, Comandante sub-regional do Médio Tejo da Proteção Civil, que, mais uma vez, enalteceu a pronta e eficaz resposta que o corpo de Bombeiros de Fátima evidencia sempre que necessário e felicitou todos aqueles que contribuem diariamente para o normal funcionamento desta Associação, nomeadamente os seus corpos sociais.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Isabel Costa, encerrou o momento dedicado às intervenções oficiais com uma nota de agradecimento para todas as pessoas que contribuíram ao longo dos últimos 20 anos, para a prossecução dos objectivos dos Bombeiros de Fátima, prestando um enorme serviço à Cidade, aos residentes e aos milhões de visitantes que Fátima recebe anualmente. Deixou uma palavra de confiança em relação ao futuro, independentemente das adversidades com que se possam ver confrontados, e reafirmou a contínua disponibilidade da Câmara Municipal para apoiar, na medida das suas possibilidades, os projetos prioritários da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima.

Após a entoação dos parabéns e o tradicional corte do bolo, seguiu-se uma visita ao heliporto contruído nas futuras instalações de proteção e socorro dos Bombeiros de Fátima, infraestrutura que fica disponível para futuras utilizações, como por exemplo, a receção do Papa Francisco no próximo dia 5 de Agosto.

Leia também...

União de Santarém mantem-se na corrida à Liga 3

A União Desportiva de Santarém conquistou esta tarde os primeiros três pontos na fase de subida à Liga 3, ao vencer em casa o…

Serviço Nacional de Saúde tem hoje 17 urgências fechadas

O acesso às urgências hospitalares está hoje bastante condicionado, com 17 urgências encerradas, segundo os dados disponíveis na plataforma do Serviço Nacional de Saúde…

Presidente da Câmara Municipal da Chamusca atribui pelouros

O presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Nuno Mira, determinou, por despacho, a atribuição dos pelouros para o mandato 2025-2029 e a nomeação de Lisete Fidalgo como vereadora…

Entroncamento recebe Vaivém Oceanário

De 19 a 25 de Novembro, o Vaivém Oceanário vai estar no Entroncamento, no Largo José Duarte Coelho. O projecto de educação ambiental em…