Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) desconvocou hoje a greve marcada para 11 e 12 de Novembro.

O SNBP tinha marcado uma greve para contestar a proposta de Orçamento do Estado para 202 por não integrar “quaisquer políticas para o sector” e não resolver os problemas e reivindicações dos bombeiros e protecção civil.

“O chumbo do Orçamento do Estado e a já previsível queda do Governo decidida nos próximos dias são os factores que justificam a desconvocação da greve”, refere o sindicato em comunicado.

O SNBP avança que as reivindicações dos bombeiros profissionais e protecção civil “serão oportunamente apresentadas ao novo executivo eleito, se a decisão do Presidente da República for no sentido da convocação de novas eleições”.

O sindicato refere também que vão ser agendadas reuniões a nível nacional para analisar a problemática dos bombeiros e definir que medidas podem ainda ser tomadas para que alguns dos problemas identificados sejam resolvidos e que não estejam dependentes de novas eleições.

Entre as reivindicações estão aumentos salariais, subsídio de risco igual ao das forças de segurança, num valor de 100 euros mensais, regulamentação de todo o sector dos bombeiros e protecção civil, revisão da tabela salarial dos bombeiros sapadores, tendo em conta que tal não acontece desde 2009, e 35 horas de trabalho, segundo a ANBP/SNBP.

Os bombeiros profissionais exigem também o direito à pré-reforma equiparada às forças de segurança, integração imediata da Força Especial de Protecção Civil nos quadros da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil e enquadramento dos operadores das centrais da gestão de emergência dos comandos distritais e nacional de operações e socorro.

Leia também...
Imagem ilustrativa

PSP de Santarém cumpre mandato de detenção por crime de homicídio

O Comando Distrital de Santarém da PSP procedeu, no dia 10 de…

Ourém avança com sistema de videovigilância na sede do concelho

A Câmara de Ourém vai avançar para a criação de um sistema…

Seis distritos sob aviso amarelo devido à chuva forte e trovoadas

Seis distritos do continente estão hoje e na terça-feira sob aviso amarelo…

Transporte colectivo gratuito para a população sénior já circula em Santarém

O MOBI.SÉNIOR – Transporte Colectivo Sénior do Concelho de Santarém entrou em…