A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA) assinalou no passado sábado, dia 15 de fevereiro, o seu 12º aniversário com a realização de uma cerimónia, que decorreu no Quartel dos Bombeiros de Abrantes, com as promoções e Juramento de Bandeira de Bombeiro de 3ª, Bombeiros de 2ª e Bombeiros de 1ª, a entrega de Medalhas de Quadro Honra, Medalhas de Assiduidade e Medalhas de Coragem e Abnegação.

Bombeiros, famílias e convidados encheram a “nave” do quartel onde a emoção e o orgulho foram os sentimentos mais vivenciados durante toda a cerimónia. Os discursos institucionais também foram marcados por palavras de agradecimento, coragem e dedicação a toda a corporação por parte das entidades que usaram da palavra – Comandante dos Bombeiros de Abrantes, António Jesus; Presidente da Direção da AHBVA, Eng. João Furtado, Representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Guilherme Isidro, Comandante Sub-Regional do Médio Tejo, David Lobato e Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes evocou a história dos Bombeiros de Abrantes, que teve início em 1860, e realçou “a entrega, sacrifício e um profundo sentido de missão, sempre com o propósito de servir e proteger a nossa comunidade” destacando “a dedicação de todos aqueles e aquelas que hoje envergam, com orgulho e honra, esta farda e que diariamente colocam as suas vidas ao serviço de todos, com o mesmo espírito dos seus antecessores”. Recordou ainda que o Centro Municipal de Vacinação COVID-19 esteve instalado no Quartel dos Bombeiros, onde foram administradas mais de 90 mil vacinas, e salientou que “a vossa coragem e o vosso valor não se medem apenas em tempos de crise, medem-se todos os dias, em cada emergência, em cada incêndio, em cada bem que protegem e em cada vida que salvam”, reforçando o compromisso do Município com os Bombeiros e com a Associação Humanitária.

A Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu aos Bombeiros de Abrantes a Medalha de Gratidão pelos trabalhos desenvolvidos pelos Bombeiros durante a pandemia do Covid-19.

A cerimónia contou com a interpretação do Hino da Liga dos Bombeiros Portugueses e encerramento pelo Orfeão de Abrantes.

Leia também...

População de Vale Figueira reclama reabertura de Posto dos Correios

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santarém lançou, em Vale de Figueira, um abaixo-assinado, em que reclama pela reabertura do…

Museu Diocesano de Santarém há quatro anos a anunciar a memória cristã através da arte

O Museu Diocesano de Santarém assinalou o seu quarto aniversário no passado dia 12 de Setembro. O Pe. Joaquim Ganhão, director do museu, falou…

Vale de Figueira recebe 39.ª edição do Festival Nacional de Folclore

O Rancho Folclórico de Vale de Figueira apresenta no próximo fim-de-semana a XXXIX Edição do Festival Nacional de Folclore de Vale de Figueira. Situada…

Adeptos do Marselha causam desacatos na estação de serviço de Santarém

Um grupo de meia centena de adeptos do Marselha causou desacatos na estação de serviço de Santarém, na A1, durante a manhã desta quarta-feira…