A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA) assinalou no passado sábado, dia 15 de fevereiro, o seu 12º aniversário com a realização de uma cerimónia, que decorreu no Quartel dos Bombeiros de Abrantes, com as promoções e Juramento de Bandeira de Bombeiro de 3ª, Bombeiros de 2ª e Bombeiros de 1ª, a entrega de Medalhas de Quadro Honra, Medalhas de Assiduidade e Medalhas de Coragem e Abnegação.

Bombeiros, famílias e convidados encheram a “nave” do quartel onde a emoção e o orgulho foram os sentimentos mais vivenciados durante toda a cerimónia. Os discursos institucionais também foram marcados por palavras de agradecimento, coragem e dedicação a toda a corporação por parte das entidades que usaram da palavra – Comandante dos Bombeiros de Abrantes, António Jesus; Presidente da Direção da AHBVA, Eng. João Furtado, Representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Guilherme Isidro, Comandante Sub-Regional do Médio Tejo, David Lobato e Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes evocou a história dos Bombeiros de Abrantes, que teve início em 1860, e realçou “a entrega, sacrifício e um profundo sentido de missão, sempre com o propósito de servir e proteger a nossa comunidade” destacando “a dedicação de todos aqueles e aquelas que hoje envergam, com orgulho e honra, esta farda e que diariamente colocam as suas vidas ao serviço de todos, com o mesmo espírito dos seus antecessores”. Recordou ainda que o Centro Municipal de Vacinação COVID-19 esteve instalado no Quartel dos Bombeiros, onde foram administradas mais de 90 mil vacinas, e salientou que “a vossa coragem e o vosso valor não se medem apenas em tempos de crise, medem-se todos os dias, em cada emergência, em cada incêndio, em cada bem que protegem e em cada vida que salvam”, reforçando o compromisso do Município com os Bombeiros e com a Associação Humanitária.

A Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu aos Bombeiros de Abrantes a Medalha de Gratidão pelos trabalhos desenvolvidos pelos Bombeiros durante a pandemia do Covid-19.

A cerimónia contou com a interpretação do Hino da Liga dos Bombeiros Portugueses e encerramento pelo Orfeão de Abrantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Chamusca recebe este fim de semana a feira mais antiga do concelho

A Feira mais antiga do concelho da Chamusca decorre de 23 a…

Assembleia Municipal de Santarém aprova Orçamento Participativo

A Assembleia Municipal de Santarém aprovou, no passado dia 28 de Dezembro,…

Coruche vibra com Festival da Juventude de 18 a 20 de Julho

Muito mais do que uma festa dedicada aos jovens, o Festival da…

Câmara de Santarém lança hasta pública para alienação de Resíduos Metálicos Ferrosos e não Ferrosos e de Veículos Municipais e Veículos em Fim de Vida

A Câmara de Santarém vai realizar uma hasta pública, no dia 24…