A freguesia de Moçarria recebeu de sexta-feira a domingo, 6 de Outubro, o 2.º Festival do Bunho e do Pão de Barbela e a 5.ª Edição das Tasquinhas Inter-associações. 

Este evento, já emblemático na região, atraiu visitantes de toda a parte para celebrar dois dos maiores ícones locais: o bunho e o trigo de barbela. O festival oferece uma oportunidade única de redescobrir a tradição através de várias actividades. 

Um dos pontos altos foram os workshops de Mobiliário em Bunho, conduzidos pelos artesãos Artur Fonseca e Dário Santos. Nestes workshops, os participantes puderam aprender a arte de transformar o bunho em peças decorativas e funcionais, preservando este saber ancestral.

A gastronomia não foi esquecida, com o reconhecido Chef Estrela Michelin Rodrigo Castelo a protagonizar um showcooking, na noite da passada sexta-feira que deliciou o público com receitas criativas, destacando o pão de trigo de barbela, um produto local de excelência. 

Para Dário Santos, artesão e presidente da Junta de Freguesia, a mostra procura afirmar o bunho e o pão de barbela como produtos locais, “para que estas artes não se percam”, afirmou na passada sexta-feira, na inauguração do evento. O autarca sublinhou ainda a “união” das associações da Moçarria que tornou possível a concretização deste evento.

Já o presidente da Câmara de Santarém, João Leite, sublinhou a importância de “valorizar o nosso património e a nossa gastronomia” através de um evento que “é já uma referência”.

Dirigindo-se às associações presentes João Teixeira Leite afirmou: “A Moçarria ganha muito com o vosso espírito”, destacando a Associação ‘O Farol’, um grupo de jovens que se constituiu recentemente como associação e que já tem em curso campanhas de apoio ao Centro Social da Freguesia da Moçarria e à bebé Matilde, natural do Secorio, e que desde Abril luta contra um tumor maligno e raro denominado Sarcoma de Ewing.

As tasquinhas tradicionais, representadas pelas associações da freguesia — Capela de Nossa Senhora do Livramento do Secorio, Grupo de Jovens “O Farol”, CCRD Moçarriense, Comissão de Festas e Moçarria Aventura Clube, marcam presença, trazendo os sabores autênticos da gastronomia ribatejana.

A animação musical foi diversificada e para todos os gostos. No palco, passaram grupos como ‘Os 8 D’Aldeia’, ‘Trio Alvoroço’, ‘Los Invictos’, ‘Os Mazorros’, o Grupo de Concertinas Daniel Matos, Rancho Folclórico de Abitureiras e DJ Diogo M.

O festival decorreu no recinto de festas da Moçarria, junto ao campo de futebol, e foi um ponto de encontro da cultura, tradição e gastronomia locais.

Leia também...

Santuário de Fátima disponível para oferecer imagem a seminário atacado em Vorzel

O Santuário de Fátima manifestou-se hoje disponível para oferecer uma imagem da Virgem de Fátima, para substituição da que, segundo a Fundação AIS, terá…

Vale de Cavalos recebe 2.ª Edição do Festival das Sopas Ribatejanas

A 2.ª edição do Festival das Sopas Ribatejanas começa hoje em Vale de Cavalos, no concelho da Chamusca, numa iniciativa em que serão servidas…

Seis homens detidos por furto de uma tonelada de produtos agrícolas em Alpiarça

Suspeitos, com idades compreendidas entre os 18 e os 66 anos furtaram, ao todo, uma tonelada de melancias, provenientes dos campos agrícolas do concelho.…

Município de Torres Novas promove quinta edição do evento “Nas Asas da Ciência”

O Município de Torres Novas vai promover, entre os dias 5 e 9 de Março, na Praça do Peixe, a quinta edição do evento…