A freguesia de Moçarria recebeu de sexta-feira a domingo, 6 de Outubro, o 2.º Festival do Bunho e do Pão de Barbela e a 5.ª Edição das Tasquinhas Inter-associações. 

Este evento, já emblemático na região, atraiu visitantes de toda a parte para celebrar dois dos maiores ícones locais: o bunho e o trigo de barbela. O festival oferece uma oportunidade única de redescobrir a tradição através de várias actividades. 

Um dos pontos altos foram os workshops de Mobiliário em Bunho, conduzidos pelos artesãos Artur Fonseca e Dário Santos. Nestes workshops, os participantes puderam aprender a arte de transformar o bunho em peças decorativas e funcionais, preservando este saber ancestral.

A gastronomia não foi esquecida, com o reconhecido Chef Estrela Michelin Rodrigo Castelo a protagonizar um showcooking, na noite da passada sexta-feira que deliciou o público com receitas criativas, destacando o pão de trigo de barbela, um produto local de excelência. 

Para Dário Santos, artesão e presidente da Junta de Freguesia, a mostra procura afirmar o bunho e o pão de barbela como produtos locais, “para que estas artes não se percam”, afirmou na passada sexta-feira, na inauguração do evento. O autarca sublinhou ainda a “união” das associações da Moçarria que tornou possível a concretização deste evento.

Já o presidente da Câmara de Santarém, João Leite, sublinhou a importância de “valorizar o nosso património e a nossa gastronomia” através de um evento que “é já uma referência”.

Dirigindo-se às associações presentes João Teixeira Leite afirmou: “A Moçarria ganha muito com o vosso espírito”, destacando a Associação ‘O Farol’, um grupo de jovens que se constituiu recentemente como associação e que já tem em curso campanhas de apoio ao Centro Social da Freguesia da Moçarria e à bebé Matilde, natural do Secorio, e que desde Abril luta contra um tumor maligno e raro denominado Sarcoma de Ewing.

As tasquinhas tradicionais, representadas pelas associações da freguesia — Capela de Nossa Senhora do Livramento do Secorio, Grupo de Jovens “O Farol”, CCRD Moçarriense, Comissão de Festas e Moçarria Aventura Clube, marcam presença, trazendo os sabores autênticos da gastronomia ribatejana.

A animação musical foi diversificada e para todos os gostos. No palco, passaram grupos como ‘Os 8 D’Aldeia’, ‘Trio Alvoroço’, ‘Los Invictos’, ‘Os Mazorros’, o Grupo de Concertinas Daniel Matos, Rancho Folclórico de Abitureiras e DJ Diogo M.

O festival decorreu no recinto de festas da Moçarria, junto ao campo de futebol, e foi um ponto de encontro da cultura, tradição e gastronomia locais.

Leia também...

Proteção Civil admite que programa “Aldeia Segura” não cresceu à velocidade desejada

O comandante nacional de emergência e proteção civil admitiu que o programa “Aldeia Segura”, que visa garantir maior proteção em caso de incêndio, não…

Avisan 2025 cancelada devido a casos de gripe das aves

O Conselho de Administração do CNEMA decidiu cancelar a edição de 2025 da Avisan – Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e…

Bastonário quer bom senso do Governo para resolver falta de médicos nos hospitais

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) apelou ao bom senso do Governo para resolver a crise de falta de médicos em hospitais como…

3ª Etapa de Canoagem Mais Lezíria com mais de 60 participantes

O Rio Tejo recebeu a 3ª Etapa de Canoagem Mais Lezíria, no passado dia 17 de Junho, no âmbito do Projeto Mais Tejo Mais…