A Entrega de prémios do XI Concurso da Cabra Serrana decorreu no passado dia 10 de Junho no Centro Nacional de Exposições-CNEMA promovido pela ACORO – Associação de Criadores de Caprinos, Ovinos e Bovinos do Ribatejo e Oeste, com sede em Santarém, juntamente com a ANCRAS – Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana, a ACRO – Associação dos Criadores e Reprodutores de Gado do Oeste, com o apoio da Direção Geral de Veterinária, do CNEMA e do Município de Santarém.

O evento premiou os melhores exemplares dos criadores com o objetivo de promover, valorizar e dinamizar a produção e a procura de animais desta raça de elevado valor zootécnico, salientando a valorização desta raça autóctone e os esforços na preservação da biodiversidade rural em Portugal. 

Na região de Santarém existem cerca de 1000 animais inscritos no Livro Genealógico da Raça Serrana em linha pura, e estiveram presentes vários criadores do concelho.

Esta raça tem grande importância para o ambiente e para a manutenção da biodiversidade, uma vez que é explorada em sistema extensivo, com recurso ao pastoreio itinerante acompanhado, contribuindo para a limpeza de matos, florestas e zonas marginais, promovendo a qualidade e a sustentabilidade da produção caprina na região. 

O vereador Nuno Russo, com Pelouro do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola do Concelho, referiu que: “O apoio do Município de Santarém ao Concurso é essencial para o retomar da iniciativa, conforme acontecia no passado, incentivando à conservação genética da Cabra Serrana, mas também a valorização e importância dos produtos derivados, como o queijo e a carne, reforçando a importância económica e cultural desta atividade agropecuária”. 

Leia também...

Sindicato avança que greve dos enfermeiros do Médio Tejo teve adesão na ordem dos 90%

A adesão à greve de hoje dos enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) tem sido “muito elevada”, disse à agência Lusa fonte…

Candidaturas ao associativismo abertas até final do ano em Ourém

A Câmara de Ourém anunciou que o período de candidaturas de apoio ao associativismo decorre até ao dia 31 de Dezembro. “Este apoio financeiro…

Lei que pune com coimas atirar beatas para o chão publicada hoje

A lei que aprova medidas para recolha e tratamento dos resíduos de tabaco e pune com coimas entre 25 a 250 euros quem atirar…

Voluntários retiram 1500kg de resíduos do Polje de Minde

Cerca de 1500kg de resíduos foram removidos do Polje de Minde no dia 22 de Abril, Dia Mundial da Terra, numa acção de voluntariado…