O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo espera anunciar no próximo dia 30 a data para o regresso às aulas presenciais nos 11.º e 12.º anos de escolaridade, depois de receber novamente os partidos com representação parlamentar.

Este calendário foi transmitido por António Costa no parlamento, durante o debate quinzenal, depois de interpelado pelo dirigente socialista Porfírio Silva sobre a educação em Portugal no terceiro período do corrente ano lectivo.

O líder do executivo referiu que, no próximo dia 28, haverá nova reunião entre responsáveis políticos e parceiros sociais com os epidemiologistas, no Infarmed, onde se fará o ponto de situação sobre o combate à covid-19 em Portugal.

“Queremos ter a segurança para, no Conselho de Ministros de dia 30 podermos tomar decisões sobre o calendário de reabertura das aulas presenciais para os alunos. No dia 29, vou convidar todos os partidos para uma nova ronda de audições sobre o calendário de reabertura, numa estratégia de desconfinamento gradual e progressivo, na qual a componente escola não estará obviamente ausente”, disse.,

Ainda nesta questão sobre educação, o primeiro-ministro acentuou a ideia de que a escola, depois da actual crise sanitária, “já nunca mais será a mesma”.

“Vai ser seguramente uma escola mais digital, onde os recursos digitais vão começar a fazer parte das ferramentas de trabalho do quotidiano entre aluno e professor, ainda que em sala de aula”, sustentou.

Leia também...

Santarém reforça rastreio de daltonismo nas escolas do concelho

A Câmara Municipal de Santarém reforçou a aposta nas acções do programa ColorADD (rastreios de daltonismo) nas Escolas de Ensino Básico que se destinam a…

Ourém compra terreno para construir terceiro centro escolar em Fátima

 A Câmara de Ourém aprovou a aquisição de um terreno para a construção do centro escolar Fátima Sul, que será o terceiro da freguesia.…

Câmara de Alpiarça cede computadores aos alunos do concelho

A Câmara Municipal de Alpiarça cedeu 35 computadores ao Agrupamento de Escolas de José Relvas que serão distribuídos, por empréstimo, definido em protocolo, às…

Câmara de Almeirim reclama apoios para creches municipais e queixa-se de “discriminação”

O presidente da Câmara de Almeirim declarou-se hoje “profundamente desiludido” com a “discriminação” feita pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ao não…