O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, afirmou hoje que neste mandato o município investiu 1,5 milhões de euros em requalificações no parque escolar do concelho.

“Quando assumimos funções, há cerca de três anos e meio, deparámo-nos com um parque escolar muito degradado e neste tempo já investimos cerca de 1,5 milhões de euros em diversas requalificações das escolas e centros escolares do concelho”, afirmou Luís Albuquerque, assinalando que “no final do mandato todas as escolas e centros escolares irão ter uma intervenção”.

O autarca social-democrata discursava após a inauguração do Centro Escolar de Carvoeira, em Caxarias, numa cerimónia onde esteve presente o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Luís Albuquerque adiantou que o município do distrito de Santarém tem dedicado muito dos recursos à educação e, afirmando-se adepto da descentralização, elogiou o Governo, liderado pelo socialista António Costa, na transferência de competências desta área para os municípios.

PUBLICIDADE

“Quero agradecer ao Governo o facto de confiar estas novas competências aos municípios, porque me parece que faz todo o sentido que assim seja”, declarou o presidente da câmara, referindo que as autarquias estão “muito mais perto das populações, muito mais perto dos agrupamentos [de escolas] e com muito maior possibilidade” de resolver os problemas colocados no dia a dia.

Depois de enumerar um conjunto de investimentos previstos em infra-estruturas escolares o autarca, assim como investimentos nas diversas componentes sob a alçada da câmara, como a alimentação dos alunos, o número de assistentes operacionais e as actividades de enriquecimento escolar, Luís Albuquerque, dirigindo-se ministro, assegurou que o município está muito atento ao sector.

“Aqui nós valorizamos, efectivamente, a educação”, garantiu ainda, assinalando que o “retrato da educação” em Ourém “deve servir de exemplo, quiçá, para outros concelhos”.

O novo centro escolar de Carvoeira é um investimento de dois milhões de euros, entre construção e equipamento, adiantou Luís Albuquerque.

Numa nota de imprensa divulgada em Março, o município anunciou que a empreitada, orçada em 1,5 milhões de euros, teve um financiamento comunitário de cerca um milhão de euros.

PUBLICIDADE
Leia também...

Câmara de Santarém paga transporte escolar para todos os alunos do concelho

A Câmara Municipal de Santarém vai pagar, no próximo ano lectivo, a…

Alunos, professores, funcionários e pais do AE Ginestal Machado unidos pela dança (c/vídeo)

Manuela Candeias e Sara Gabriel, docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal…

Corações com Coroa oferece bolsas de estudo a jovens raparigas de Santarém

A Corações com Coroa (CCC), Associação sem fins lucrativos e ONGD que…

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…