Foto de arquivo
Foto de arquivo

A Câmara de Ourém vai requalificar uma das principais vias de acesso ao Santuário de Fátima, num investimento de 3,7 milhões de euros (ME) cujo concurso público foi hoje publicado em Diário da República.

Segundo o anúncio, a requalificação da Avenida Irmã Lúcia de Jesus (da rotunda Sul ao limite da zona urbana de Fátima) tem um preço base de 3.769.765,20 euros e um prazo de execução de 365 dias.

À agência Lusa, o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, explicou que esta “é uma das principais vias de acesso a Fátima e que liga a sede da Junta de Freguesia à Cova da Iria”.

“Está em muito mau estado, não só em termos de plataforma estrada, como também com a falta de infraestruturas necessárias para uma via urbana desta dimensão, nomeadamente passeios, iluminação”, ciclovia ou mobiliário urbano, intervenções de que vai beneficiar, exemplificou Luís Albuquerque.

Segundo o autarca, a requalificação “era uma necessidade, era uma ambição” há muito tempo do município e dos “fatimenses em especial” e que agora é “possível concretizar com o lançamento da empreitada”.

“Esperamos que haja empresas interessadas para fazer obra, o que é muito importante para todos nós”, salientou, referindo que “a ideia é ligar o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga, através de ciclovia, até à rotunda Sul”, pelo que se trata de um “prolongamento desse projeto”.

Luís Albuquerque adiantou que a obra “será totalmente financiada pelo orçamento municipal”, mas é um dos investimentos identificados “na regeneração urbana no âmbito do PT 2030”, declarando ter a expectativa de que “possa ser financiada uma parte dela, cerca de 75%, por fundos comunitários”.

Para o efeito, o município aguarda que um aviso para candidatura a fundos comunitários “possa abrir durante o primeiro trimestre do próximo ano”.

Para já, a Câmara de Ourém conta com um financiamento de 150 mil dólares (cerca de 140 mil euros) da Fundação Ephesus, instituição norte-americana que já apoiara com o mesmo valor a criação da ciclovia da Ortiga.

De acordo com o presidente da Câmara, no primeiro trimestre de 2024 deverá haver também condições para lançar a requalificação da Avenida Papa João XXIII (que dá acesso à Autoestrada 1), ficando por fazer a requalificação da Estrada da Batalha, outro dos principais acessos ao Santuário de Fátima.

Leia também...

Doze distritos sob aviso amarelo devido à previsão de chuva

Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, segundo o Instituto…

Perigo máximo de incêndio em cerca de 50 concelhos

Cerca de 50 concelhos de Portugal continental estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar…

Tumbling do Ateneu Artístico Cartaxense conquista duas medalhas em Vigo

O Tumbling do Ateneu Artístico Cartaxense (AAC) conquistou duas medalhas em Vigo, durante a XIII Copa Internacional da Galícia que decorreu em Vigo de…

Cinema, dança e teatro na programação desta semana do In.Santarém

A programação de verão em Santarém, In.Santarém, apresenta, na quarta-feira, “O Guitarrista”, filme do realizador sueco Ruben Östlund, em mais uma sessão de cinema…