Foto de Patriarcado de Lisboa

A Câmara Municipal de Ourém saudou hoje a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério, como novo patriarca de Lisboa, congratulando-se “por ver mais oureense em funções de prestígio imensurável e relevância extrema”.

“Natural de Urqueira, Rui Manuel Sousa Valério foi sempre um digníssimo representante do nosso concelho, ao longo de uma vida inteira dedicada à Igreja, ao serviço do próximo e em prol das mais nobres causas sociais”, sublinha uma nota assinada pelo presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque.

O autarca manifesta, ainda, a certeza de que Rui Valério “estará à altura das responsabilidades e dos desafios que se avizinham”.

Também a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima, no concelho de Ourém, felicitou publicamente o novo patriarca de Lisboa, confiante de que Rui Valério continuará a ser um exemplo de fé, esperança e caridade para todos”.

O Vaticano anunciou hoje a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério, como novo patriarca de Lisboa, sucedendo a Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade.

Rui Valério, de 58 anos, é natural de Urqueira, no concelho de Ourém, tendo sido ordenado padre em 1991, em Fátima.

Pertencente aos Missionários Monfortinos, foi o primeiro padre português daquela congregação a ser ordenado bispo.

Manuel Clemente, que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa nos últimos 10 anos, completou 75 anos no dia 16 de julho, idade prevista para a apresentação da renúncia ao lugar de titular da diocese.

Manuel Clemente será Administrador Apostólico do Patriarcado de Lisboa até à tomada de posse canónica do novo patriarca, que está marcada para 02 de setembro, sábado, às 11:00, na Sé Patriarcal, diante do Cabido.

A entrada solene tem lugar no dia seguinte, domingo, dia 03 de setembro, às 16:00, no Mosteiro dos Jerónimos.

Leia também...

Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão e Academia Portuguesa da História formalizam “ligação umbilical”

O Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), em Santarém, firmou um protocolo de colaboração com a Academia Portuguesa da História, numa sessão que…

Alpiarça vai ter novo posto da GNR até 2024

O contrato interadministrativo para a construção do novo posto da Guarda Nacional Republicana em Alpiarça foi assinado na tarde de quinta-feira, 3 de Novembro,…

Aproximam-se as datas…

O tempo vai correndo e não tarda nada temos aí as corridas de toiros por ocasião da Feira do Ribatejo, para consagração do maior…

Jovens de Abrantes atenuam isolamento de idosos com projecto “Adota um Avô”

Minorar os sentimentos de isolamento e de solidão dos mais idosos em tempo de pandemia e recolhimento é o objectivo de um grupo de…