A Câmara de Salvaterra de Magos vai desenvolver o programa SER – Salvaterra em Rede, projeto destinado a combater a pobreza e promover a inclusão social no concelho, num investimento de mais de 400 mil euros.

De acordo com um comunicado divulgado hoje pelo município, no distrito de Santarém, o programa foi apresentado na terça-feira aos parceiros locais e representantes institucionais, marcando o início de uma operação que terá a duração de quatro anos.

“Este projeto, integrado na Tipologia de Operação Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 5G), é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+), no âmbito do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030)”, sendo que a operação “representa um investimento total elegível de 442.749,97 euros”, lê-se na nota.

Assim, o município prevê operacionalizar seis ações prioritárias, distribuídas em 12 atividades específicas, entre as quais ‘workshops’ para famílias, atividades culturais e desportivas, desenvolvimento socioemocional de crianças e jovens, bem como iniciativas de cidadania e participação cívica.

“Cada uma destas ações está orientada para gerar impacto positivo na comunidade, reforçando as redes de apoio local”, revela a Câmara Municipal.

Citada no comunicado, a vice-presidente da Câmara Municipal, Helena Neves, refere que o programa vai tornar o concelho “mais inclusivo, solidário e atento às necessidades de todos.”

“O SER-Salvaterra em Rede assume-se como mais do que um projeto social – é um movimento de transformação, concebido para promover a coesão comunitária, reduzir desigualdades e construir um futuro mais justo e inclusivo para todos”, salienta ainda o município.

Na cerimónia de apresentação do projeto, os parceiros presentes destacaram que “as atividades respondem às prioridades identificadas no Diagnóstico Social e no Plano de Desenvolvimento Social (PDS), consolidando os esforços já em curso para promover a inclusão e a coesão social no território”, é referido na nota.

Leia também...

Canções da Revolução de Abril ao vivo na Praça Velha

A banda sonora da Revolução de Abril vai animar a noite de quinta-feira, 8 de Agosto, a partir das 21h45, na Praça Velha, onde…

Companhia das Lezírias cria Conselho Estratégico de Sustentabilidade

A Companhia das Lezírias (CL) criou um Conselho Estratégico de Sustentabilidade composto por dez representantes para reforçar o diálogo e trabalho colaborativo com os…

Santarém atribui apoio às freguesias para aquisição de viaturas para transporte colectivo de crianças

A Câmara de Santarém deliberou ontem, dia 29 de Agosto, em reunião do Executivo Municipal, apoiar financeiramente, as freguesias do Concelho, na aquisição de…

Cafetaria “Moinho de Fau” em hasta pública

A Câmara de Santarém vai realizar uma nova hasta pública, no dia 10 de Fevereiro, às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho,…