A Câmara de Salvaterra de Magos vai desenvolver o programa SER – Salvaterra em Rede, projeto destinado a combater a pobreza e promover a inclusão social no concelho, num investimento de mais de 400 mil euros.

De acordo com um comunicado divulgado hoje pelo município, no distrito de Santarém, o programa foi apresentado na terça-feira aos parceiros locais e representantes institucionais, marcando o início de uma operação que terá a duração de quatro anos.

“Este projeto, integrado na Tipologia de Operação Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 5G), é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+), no âmbito do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030)”, sendo que a operação “representa um investimento total elegível de 442.749,97 euros”, lê-se na nota.

Assim, o município prevê operacionalizar seis ações prioritárias, distribuídas em 12 atividades específicas, entre as quais ‘workshops’ para famílias, atividades culturais e desportivas, desenvolvimento socioemocional de crianças e jovens, bem como iniciativas de cidadania e participação cívica.

“Cada uma destas ações está orientada para gerar impacto positivo na comunidade, reforçando as redes de apoio local”, revela a Câmara Municipal.

Citada no comunicado, a vice-presidente da Câmara Municipal, Helena Neves, refere que o programa vai tornar o concelho “mais inclusivo, solidário e atento às necessidades de todos.”

“O SER-Salvaterra em Rede assume-se como mais do que um projeto social – é um movimento de transformação, concebido para promover a coesão comunitária, reduzir desigualdades e construir um futuro mais justo e inclusivo para todos”, salienta ainda o município.

Na cerimónia de apresentação do projeto, os parceiros presentes destacaram que “as atividades respondem às prioridades identificadas no Diagnóstico Social e no Plano de Desenvolvimento Social (PDS), consolidando os esforços já em curso para promover a inclusão e a coesão social no território”, é referido na nota.

Leia também...

Proteção Civil alerta para elevado risco de galgamento das margens do rio Tejo

A Proteção Civil alertou hoje para o elevado risco de galgamento das margens do rio Tejo e possíveis inundações, uma vez que os caudais…

Mostra de Doces Conventuais no Museu Diocesano

O Museu Diocesano de Santarém promove, de 05 a 07 de Outubro, a IV Mostra de Doces Conventuais, no âmbito da programação cultural que…

Dia Internacional da Juventude na Chamusca com programa especial integrado nas Festas do Arripiado

O Município da Chamusca vai assinalar o Dia Internacional da Juventude, no dia 12 de Agosto, com um programa especial integrado nas Festas do…

Assaltava farmácias com seringa

Um homem de 60 anos foi detido em flagrante delito na sexta-feira passada, por suspeita da prática de vários crimes de roubo em farmácias,…