A Câmara de Salvaterra de Magos vai desenvolver o programa SER – Salvaterra em Rede, projeto destinado a combater a pobreza e promover a inclusão social no concelho, num investimento de mais de 400 mil euros.

De acordo com um comunicado divulgado hoje pelo município, no distrito de Santarém, o programa foi apresentado na terça-feira aos parceiros locais e representantes institucionais, marcando o início de uma operação que terá a duração de quatro anos.

“Este projeto, integrado na Tipologia de Operação Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 5G), é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+), no âmbito do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030)”, sendo que a operação “representa um investimento total elegível de 442.749,97 euros”, lê-se na nota.

Assim, o município prevê operacionalizar seis ações prioritárias, distribuídas em 12 atividades específicas, entre as quais ‘workshops’ para famílias, atividades culturais e desportivas, desenvolvimento socioemocional de crianças e jovens, bem como iniciativas de cidadania e participação cívica.

“Cada uma destas ações está orientada para gerar impacto positivo na comunidade, reforçando as redes de apoio local”, revela a Câmara Municipal.

Citada no comunicado, a vice-presidente da Câmara Municipal, Helena Neves, refere que o programa vai tornar o concelho “mais inclusivo, solidário e atento às necessidades de todos.”

“O SER-Salvaterra em Rede assume-se como mais do que um projeto social – é um movimento de transformação, concebido para promover a coesão comunitária, reduzir desigualdades e construir um futuro mais justo e inclusivo para todos”, salienta ainda o município.

Na cerimónia de apresentação do projeto, os parceiros presentes destacaram que “as atividades respondem às prioridades identificadas no Diagnóstico Social e no Plano de Desenvolvimento Social (PDS), consolidando os esforços já em curso para promover a inclusão e a coesão social no território”, é referido na nota.

Leia também...

Torreshopping arranca 2022 com abertura da portuguesa Sacoor Blue

O Torreshopping, Centro Comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, começa o ano de 2022 com a abertura de uma loja de roupa…

Seis restaurantes de Almeirim certificados para o Guia de Restaurantes do Ribatejo

Seis restaurantes da cidade de Almeirim receberam esta tarde o diploma de certificação emitido pela empresa CERTIS, fruto da candidatura junto da Entidade Regional…

Ambientalistas alertam para riscos de mudar sistema de tratamento de resíduos perigosos

A associação ambientalista Zero alertou hoje para os riscos de uma eventual alteração pelo Governo do sistema nacional de tratamento de resíduos perigosos, sobre…

Liga dos Bombeiros considera que condenação do INEM dá razão a alertas sobre protocolo

A Liga dos Bombeiros considerou hoje que a condenação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a pagar por serviços fora de protocolo aos…