O Executivo Municipal deliberou a atribuição de um apoio financeiro à União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, no valor de 17.627,81 euros, tendo em vista a comparticipação nas obras necessárias à adaptação das Sedes das Juntas de Freguesia para a instalação de “Espaços Cidadão”.

Esta comparticipação está enquadrada na Lei n.º 75/2013. de 12 de setembro, que estabeleceu e aprovou o Regime Jurídico das Autarquias Locais [RJAL), o estatuto das entidades intermunicipais, o regime jurídico da transferência de competências do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais e o regime jurídico do associativismo autárquico.

O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. No Espaço Cidadão é possível ter acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.

De referir que, nestes novos balcões, os Munícipes vão poder tratar da Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma Caderneta Predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.

Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.

Leia também...

Abertas inscrições para 6ª edição da Mini e Meia Maratona de Abrantes

Até dia 1 de Novembro, estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Mini e Meia Maratona de Abrantes, a realizar no dia…

Paraquedista ferido com gravidade em queda

Na zona de Martinchel, no concelho de Abrantes.

Voluntárias confeccionam vestuário para crianças de países desfavorecidos

Um grupo de voluntárias que integra o atelier de costura solidária da Universidade Sénior de Salvaterra de Magos, confeccionam vestuário destinado a crianças de…

Petição em Almeirim exige fecho de aterro e alerta para falta de fiscalização

Um grupo de cidadãos do concelho de Almeirim lançou uma petição pública exigindo o encerramento do aterro sanitário da Raposa, gerido pela empresa intermunicipal…