O Executivo Municipal deliberou a atribuição de um apoio financeiro à União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, no valor de 17.627,81 euros, tendo em vista a comparticipação nas obras necessárias à adaptação das Sedes das Juntas de Freguesia para a instalação de “Espaços Cidadão”.

Esta comparticipação está enquadrada na Lei n.º 75/2013. de 12 de setembro, que estabeleceu e aprovou o Regime Jurídico das Autarquias Locais [RJAL), o estatuto das entidades intermunicipais, o regime jurídico da transferência de competências do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais e o regime jurídico do associativismo autárquico.

O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. No Espaço Cidadão é possível ter acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.

De referir que, nestes novos balcões, os Munícipes vão poder tratar da Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma Caderneta Predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.

Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.

Leia também...

Homem preso preventivamente por agredir e ameaçar de morte ex-companheira em Santarém

Suspeito tinha antecedentes pelo mesmo tipo de ilícito.

25 casos activos de Covid-19 no concelho de Almeirim

Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara de Almeirim, divulgou ontem, dia 4 de Agosto, dados da Autoridade de Saúde Pública referentes ao ponto de situação…

Santarém comemora Abril “nas ruas”

As comemorações do 49º aniversário do 25 de Abril de 1974 em Santarém vão este ano “regressar às origens” e ser trazidas para as…

Mobilidade Internacional traz 180 jovens de todo o mundo a Arrouquelas este Verão

Este verão Arrouquelas será o centro europeu da educação não formal, com jovens vindos de vários países para se envolverem em projectos com temas…