O Município de Santarém, na última década, tem investido na área do Ambiente e na Gestão de Resíduos para garantir um serviço de qualidade aos cidadãos. Neste sentido, foi adjudicada a aquisição de dois veículos automóveis de recolha de resíduos sólidos urbanos com capacidade de 19 toneladas, no valor de mais de 467 mil euros que vêm reforçar a frota de veículos de recolha de resíduos urbanos.
A recolha indiferenciada de resíduos urbanos é um serviço essencial realizado diariamente nas 18 freguesias do concelho. Nas 17 freguesias rurais, a recolha é efetuada por prestação de serviços e na União de Freguesias da Cidade de Santarém é assegurada por trabalhadores do Município numa gestão direta, contando com uma equipa técnica e uma operacional.
É um serviço que gere em média cerca de 1900 toneladas de resíduos urbanos indiferenciados por mês, correspondendo a 41 toneladas diárias na cidade e 30 toneladas nas Freguesias Rurais.
Para acomodar a produção de 22200 toneladas/ano de resíduos urbanos, o Município tem uma rede de contentorização com uma capacidade instalada de 3220 contentores no Concelho.
A Gestão de Resíduos Municipal assenta num tecnossistema que integra vários sistemas de recolha de resíduos urbanos assegurados pelo Município. Pela sua dimensão e para fazer face aos novos padrões de qualidade de um serviço público prestado, a autarquia tem a ambição de renovar a frota de veículos de recolha de resíduos urbanos, aproximar cada vez mais a recolha seletiva de monos dos cidadãos e incentivar a sua reutilização com ateliers criativos garantindo assim a economia circular.