A Câmara de Santarém estabeleceu esta quinta-feira que o horário de abertura do comércio nos próximos fins de semana se mantém inalterado, não sendo aceite a abertura antecipada.

De acordo com uma informação enviada pela autarquia, os estabelecimentos que estão exepcionados ao abrigo do estado de emergência, como mercearias e supermercados ou “outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais” deverão “respeitar os horários de abertura e encerramento que se encontravam a praticar antes da entrada em vigor do Decreto 8/2020, de 8 de Novembro, sem prejuízo da possibilidade de, em casos que se justifique, por razões de segurança e protecção da qualidade de vida dos cidadãos, ouvidas as autoridades competentes, poderem os mesmos ser restringidos, em função do caso em concreto”.

Leia o despacho na íntegra:

Despacho N° 130/2020 de 12 de Novembro

Assunto: Estado de Emergência — Manutenção dos horários de funcionamento

Considerando: I. A Resolução do Conselho de Ministros 92-A/2020, de 2 de Novembro. que procedeu à aplicação de medidas especiais para os concelhos que cumpram o critério indicado pelo Centro de Prevenção e Controlo de Doenças, de 240 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, os quais o concelho de Santarém integra;

II. A publicação do Decreto 8/2020, de 8 de Novembro, que procedeu à execução do estado de emergência efectuada pelo decreto do Presidente da República n° 51-U/2020, de 6 de Setembro;

III. Que os supracitados dispositivos legais foram publicados em resposta à evolução da situação epidemiológíca e com o intuito claro de trazer garantias reforçadas de segurança jurídica para as medidas adoptadas ou a adoptar pelas autoridades competentes para a prevenção e resposta à pandemia da COVID-19: IV. Que tais medidas incidem fundamentalmente em 4 domínios, sendo um deles o da liberdade de deslocação. sendo tal medida concretizada através da proibição de circulação na via pública diariamente entre as 23h00 e as Sh00, bem como aos sábados e domingos no período compreendido entre as 13h00 e as 05h00;

V. Que, no âmbito das excepções aplicáveis, constam as deslocações a mercearias e supermercados ou outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais, observadas que sejam as regras e cuidados impostos pela Direcção Geral de Saúde;

VI. Que tendo em conta tudo o que acima fica dito, e para as situações excepcionadas pelas legislação em vigor, não se justifica a aplicação de horários diferentes do que já vinha sendo praticado até à presente data, quer por questões de segurança e saúde, quer ainda porque seria incongruente com o espírito da lei, nomeadamente o referido no considerando III.

Neste sentido, determino que:

1 — Os estabelecimentos comerciais do Concelho de Santarém excepcionados do âmbito de aplicação da legislação referida nos considerandos I e II, deverão respeitar os horários de abertura e encerramento que se encontravam a praticar antes da entrada em vigor do Decreto 8/2020, de 8 de Novembro, sem prejuízo da possibilidade de, em casos que se justifique, por razões de segurança e protecção da qualidade de vida dos cidadãos, ouvidas as autoridades competentes, poderem os mesmos ser restringidos, em função do caso em concreto.

2 -O presente despacho produz efeitos a partir das 0:00H do dia 13 de Novembro de 2020

Leia também...

Trabalhadores do Entreposto do LIDL de Torres Novas marcam greve para 31 de Janeiro

Os trabalhadores do Entreposto do LIDL em Torres Novas decidiram aderir à greve da Grande Distribuição marcada para o próximo dia 31 de Janeiro.…

Capelão do Santuário de Fátima morre quando se preparava para celebrar missa

O padre Carlos Silva, capelão do Santuário, morreu na terça-feira, 5 de Março, na sacristia da Igreja da Basílica da Santíssima Trindade quando se…

Pulseira electrónica para homem pelo crime de violência doméstica

A GNR deteve um homem de 47 anos, no dia 29 de Setembro, pelo crime de violência doméstica e ameaça agravada, no concelho de…

Câmara de Abrantes chegou a acordo para compra do cineteatro São Pedro

A Câmara de Abrantes chegou a acordo com os proprietários do cineteatro São Pedro para a sua aquisição por 470 mil euros, quase dois…