A Câmara Municipal de Santarém, em parceria com a empresa municipal Águas de Santarém, encomendou um estudo prévio para realizar uma ligação por ascensor entre a Estação de Caminhos de Ferro na Ribeira de Santarém à zona do depósito de São Bento, no Planalto da Cidade.

Segundo a autarquia, o projecto pode passar por uma ligação por escadas rolantes cobertas, elevador ou teleférico. O estudo prévio foi contratado ao gabinete de arquitectura responsável pelo projeto das escadas rolantes de acesso ao Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII em Lisboa.

A empresa contratada é o gabinete de arquitectura PB.ARQ – Arquitectura Paisagista, que estará articulado com a equipa adjudicatária do PGEES – Plano Global de Estabilização das Encostas de Santarém, e trabalhará em equipa multidisciplinar com os técnicos do município e os da Águas de Santarém. O prazo de execução do estudo prévio é de 150 dias.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, refere que “este é um passo muito importante para a mobilidade e planeamento da cidade, que, apesar de pensado há alguns anos, só agora, após estabilização da Encosta, pode ter seguimento. Torna-se ainda mais justificável a sua concretização pela lamentável decisão do Governo PS de não deslocalizar a linha do Norte do actual traçado”.

PUBLICIDADE

O desenvolvimento do projecto será acompanhado em paralelo com o estudo da viabilidade da construção de parques de estacionamento no Planalto junto à nova infra-estrutura.

Vão nascer os “Caminhos da Encosta do Tejo”
A par da solução de ligação, prevê-se a execução dos “Caminhos da Encosta do Tejo”, que irão percorrer uma grande parte das Encostas de Santarém, podendo ser utilizados para passeio turístico, caminhadas ou desporto informal, e ainda o arranjo paisagístico da Encosta, enquadrando as condutas de água ali existentes e os muros de suporte, tornando a vista da Ribeira de Santarém mais harmoniosa e enquadrada.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…