A Câmara Municipal de Santarém aprovou em reunião de executivo, do dia 7 de Março, a primeira fase do projecto de execução de Implementação dos Percursos Confortáveis no Centro Histórico, que terá um valor de investimento no total de 1.047.188,71 euros.

Em comunicado, a autarquia refere que o projecto vai definir os espaços reservados exclusivamente aos peões (ruas pedonais) e os espaços partilhados (shared spaces), nomeadamente as zonas de coexistência, consagradas no código da estrada. Prevê ainda a eliminação da segregação de modos, através da criação de uma plataforma única, permitindo ao peão usar toda a largura da rua, eliminando-se a delimitação de faixa de rodagem, passando a circulação dos veículos a realizar-se num meio em que a prioridade é do peão.

“Esta solução de zonas de coexistência foi a proposta face à reduzida largura das ruas que constituem o Centro Histórico. Neste sentido, foram definidos pavimentos que proporcionam a todos os peões uma circulação autónoma, funcional, segura, confortável e compatível com a circulação automóvel, criando uma dinâmica de valorização e revitalização do Centro Histórico, apoiando o comércio local e dignificando o turismo”, esclarece a mesma nota.

A fase 1 inclui a Rua Serpa Pinto, a Rua Capelo e Ivens, o Largo Padre Francisco Nunes da Silva, a Rua Dr. Joaquim Luís Martins, a Rua de S. Martinho, Largo do Terreirinho e Rua e Largo Eng. Zeferino Sarmento.

Leia também...

Prisão preventiva para homem detido por violência doméstica na Chamusca

Um homem de 28 anos detido na terça-feira no concelho de Chamusca por violência doméstica sobre a ex-companheira ficou em prisão preventiva, anunciou a…

Sete detidos em operação que desmantelou rede de tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Coruche, deteve sete homens, com idades compreendidas entre os 30 e…

Justina Pereira, uma mulher de Abril

Justina Pereira frequentou a escola apenas durante dois dias. Tal como a maioria das crianças da sua idade e na sua terra, Alpiarça, o…

Incêndio em habitação provoca dois desalojados

Um incêndio numa habitação na manhã desta segunda-feira, 4 de Fevereiro, provocou um ferido leve por inalação de fumos na localidade Sobreiras, freguesia de…