A Câmara de Torres Novas vai abrir concurso para a ampliação e remodelação das piscinas municipais, investimento de cerca de 1,7 milhões de euros que terá um prazo de execução de um ano, anunciou o município.

Em comunicado, a autarquia adianta que a intervenção, que vai incidir no exterior e no interior do complexo, prevê a reabilitação da piscina de saltos, “que tem vários problemas estruturais e de perda de água”, com a construção de “uma piscina nova dentro da existente”.

A torre de saltos também vai ser objecto de “conservação”, mas apenas como “marco” das piscinas exteriores, uma vez que vai ficar “sem utilização”, indica o município.

A empreitada, que tem um prazo de execução de 365 dias, prevê igualmente a eliminação da piscina para crianças existente, sendo construída uma nova infraestrutura para o “público em geral com uma piscina para crianças/bebés incorporada”.

Será ainda criada uma entrada de acesso exclusivo a utilizadores das piscinas exteriores e um “deck suspenso”, para aumentar a área de lazer e permitir a utilização por um maior número de pessoas.

A área ajardinada junto ao rio também será reabilitada e está prevista a “colocação de um cais para barcos”, ainda de acordo com o município.

No âmbito da intervenção, o espaço junto ao rio que serve de casa de máquinas e arrecadação vai ser transformado num espaço para bar/café, destinado não só aos utilizadores da piscina, mas também a pessoas que não as frequentem, com a criação de uma entrada independente.

Para apoio à nova entrada para as piscinas exteriores, será construída uma nova receção e instalações sanitárias.

No que respeita ao espaço interior, as intervenções incluem a pintura do edifício, requalificação dos balneários existentes, com aumento do número de chuveiros, substituição de cacifos e instalação de um sistema economizador de água, além da construção de novas casas de banho para pessoas com mobilidade condicionada.

Paralelamente, um dos espaços existentes será transformado em balneário para crianças e a zona de bar prolongada.

Os trabalhos incluem ainda a substituição de “iluminação para ‘led’ em todo o edifício”, a instalação de um “grupo hidropressor para aproveitamento da água dos tanques de compensação para a rede de rega” dos jardins circundantes, entre outras.

O orçamento da empreitada de “ampliação/remodelação das Piscinas Municipais Fernando Cunha” é de 1.660.993 euros, acrescido de IVA.

Leia também...

Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém avança com nova sede de 3 milhões de euros

A Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém vai avançar este ano com a nova sede, uma obra de três milhões de euros. “Estamos a preparar…

Câmara de Tomar acorda solução para acesso da população à praia fluvial de Alverangel

A Câmara de Tomar chegou a acordo com os proprietários dos terrenos que dão acesso à praia fluvial de Alverangel, cortados desde junho por…

Sandra Fé Fernandes apresenta livro “Ser diferente é normal” em Almeirim

A Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval, em Almeirim, vai receber Sandra Fé Fernandes, no próximo dia 22 de Julho, pelas 17h00, para apresentar o…

Alcanena junta-se a Torres Novas para atrair empresas e valorizar olival extensivo

Os municípios de Alcanena e de Torres Novas assinam, no sábado, dois protocolos de colaboração para a criação de um complexo logístico e industrial…