Foto de Arquivo

Sob o mote “Caminhos do Ferro”, dezenas de espetáculos de teatro, circo contemporâneo e concertos musicais vão acontecer de 09 a 25 de Abril, em quatro concelhos do Médio Tejo, no âmbito da programação cultural em rede Caminhos.

Após dois anos parado devido à pandemia, o ciclo Caminhos do Ferro vai acontecer em Abrantes, Entroncamento, Sardoal e Sertã traz consigo “teatro, circo contemporâneo, malabarismos e concertos musicais, numa oferta diversificada para todos os gostos e idades”, e vai decorrer em quatro dos 13 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, entidade organizadora.

Com três ciclos anuais – Caminhos do Ferro, em Abril, da Água, em Julho, e da Pedra, em Outubro -, a iniciativa assume como “imagem de marca” os projetos comunitários, com residências artísticas na região, e os percursos artísticos, que deixam “um legado na comunidade local” e tornam o território “uma região de apreciadores de cultura” e de atração de “turistas culturais”, realça a presidente da CIM do Médio Tejo, Anabela Freitas, numa nota de divulgação da iniciativa.

Afirmando regressar “Rijos como o Ferro”, o ciclo Caminhos do Ferro destaca a programação de Abril, de entradas gratuitas, em “mês da evocação da liberdade, mas também da cultura e da interação artística com as comunidades locais”.

A programação cultural arranca no dia 09 de Abril, no Entroncamento e em Abrantes, com três peças de teatro, e em Sardoal, com circo contemporâneo.

A cidade ferroviária recebe o teatro físico – Katastrofa Show -, na Praça Salgueiro Maia, às 11:00, com segunda sessão às 16:00, no multiusos do Entroncamento, ao passo que a Abrantes será palco da peça Mutabilia, às 21:30, na Praça Raimundo Soares, e a Praça Nova de Sardoal recebe o circo Equilibrium Tremens, às 16:00.

No dia seguinte, 10 de Abril, será a vez do teatro Gira Mundo animar o Parque Urbano de São Lourenço, em Abrantes, às 11:00.

O Caminhos segue a linha férrea e regressa ao Entroncamento no dia 16 de Abril com o teatro Juggling Rendez-Vous, às 16:00, na Praça Salgueiro Maia.

A música chega à Sertã a 23 de Abril, com concertos de Senza e Miguel Calhaz, a que se segue o músico Bernardo Alves. Os espetáculos têm início às 21:00, na Casa da Cultura da Sertã.

No dia seguinte, será a vez do circo contemporâneo E-nxada chegar ao centro histórico da Sertã, com atuação marcada para as 16:00, na Alameda da Carvalha.

Dia 25 de abril, a Casa da Cultura da Sertã acolhe às 18:00 um concerto de música popular com Sebastião Antunes e a banda Quadrilha.

Para além do Caminhos do Ferro, está a decorrer o projeto ‘Caminhos das Pessoas’ em vários concelhos do Médio Tejo, sendo inaugurada dia 09 de abril a exposição “Retratos da Minha Terra – Geografias”, de Augusto Brázio, no Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, seguindo depois a mostra fotográfica para Sardoal, onde estará entre os dias 06 a 31 de Maio.

Cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER, o Caminhos arrancou em 2017, envolvendo “uma equipa multidisciplinar formada por agentes dos 13 municípios associados da CIM Médio Tejo”, refere a nota.

O projeto surgiu da vontade de apresentar às populações da região “ofertas culturais alternativas, arrojadas e que colocassem o território no mapa artístico e cultural a nível nacional e internacional”, acrescenta.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…