Foto de Arquivo

Sob o mote “Caminhos do Ferro”, dezenas de espetáculos de teatro, circo contemporâneo e concertos musicais vão acontecer de 09 a 25 de Abril, em quatro concelhos do Médio Tejo, no âmbito da programação cultural em rede Caminhos.

Após dois anos parado devido à pandemia, o ciclo Caminhos do Ferro vai acontecer em Abrantes, Entroncamento, Sardoal e Sertã traz consigo “teatro, circo contemporâneo, malabarismos e concertos musicais, numa oferta diversificada para todos os gostos e idades”, e vai decorrer em quatro dos 13 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, entidade organizadora.

Com três ciclos anuais – Caminhos do Ferro, em Abril, da Água, em Julho, e da Pedra, em Outubro -, a iniciativa assume como “imagem de marca” os projetos comunitários, com residências artísticas na região, e os percursos artísticos, que deixam “um legado na comunidade local” e tornam o território “uma região de apreciadores de cultura” e de atração de “turistas culturais”, realça a presidente da CIM do Médio Tejo, Anabela Freitas, numa nota de divulgação da iniciativa.

Afirmando regressar “Rijos como o Ferro”, o ciclo Caminhos do Ferro destaca a programação de Abril, de entradas gratuitas, em “mês da evocação da liberdade, mas também da cultura e da interação artística com as comunidades locais”.

A programação cultural arranca no dia 09 de Abril, no Entroncamento e em Abrantes, com três peças de teatro, e em Sardoal, com circo contemporâneo.

A cidade ferroviária recebe o teatro físico – Katastrofa Show -, na Praça Salgueiro Maia, às 11:00, com segunda sessão às 16:00, no multiusos do Entroncamento, ao passo que a Abrantes será palco da peça Mutabilia, às 21:30, na Praça Raimundo Soares, e a Praça Nova de Sardoal recebe o circo Equilibrium Tremens, às 16:00.

No dia seguinte, 10 de Abril, será a vez do teatro Gira Mundo animar o Parque Urbano de São Lourenço, em Abrantes, às 11:00.

O Caminhos segue a linha férrea e regressa ao Entroncamento no dia 16 de Abril com o teatro Juggling Rendez-Vous, às 16:00, na Praça Salgueiro Maia.

A música chega à Sertã a 23 de Abril, com concertos de Senza e Miguel Calhaz, a que se segue o músico Bernardo Alves. Os espetáculos têm início às 21:00, na Casa da Cultura da Sertã.

No dia seguinte, será a vez do circo contemporâneo E-nxada chegar ao centro histórico da Sertã, com atuação marcada para as 16:00, na Alameda da Carvalha.

Dia 25 de abril, a Casa da Cultura da Sertã acolhe às 18:00 um concerto de música popular com Sebastião Antunes e a banda Quadrilha.

Para além do Caminhos do Ferro, está a decorrer o projeto ‘Caminhos das Pessoas’ em vários concelhos do Médio Tejo, sendo inaugurada dia 09 de abril a exposição “Retratos da Minha Terra – Geografias”, de Augusto Brázio, no Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, seguindo depois a mostra fotográfica para Sardoal, onde estará entre os dias 06 a 31 de Maio.

Cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER, o Caminhos arrancou em 2017, envolvendo “uma equipa multidisciplinar formada por agentes dos 13 municípios associados da CIM Médio Tejo”, refere a nota.

O projeto surgiu da vontade de apresentar às populações da região “ofertas culturais alternativas, arrojadas e que colocassem o território no mapa artístico e cultural a nível nacional e internacional”, acrescenta.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…