O município de Mação vai promover uma campanha de prospeção no sítio arqueológico de Vale do Junco, na freguesia de Ortiga, de 22 de Maio a 06 de Junho, tendo aberto inscrições para a população que queira participar.

Em comunicado, a autarquia refere que o sítio arqueológico, que está classificado, situa-se na freguesia de Ortiga e trata-se de um “povoado com ocupação romana, possivelmente ligada à exploração aurífera, que atinge cerca de dois hectares”, existindo no local, a poucos metros das margens do Tejo, vestígios de conheiras, que serviam para exploração de ouro.

No povoado, cujos primeiros achados arqueológicos remontam à década de 40 do século passado, “são visíveis vestígios de um complexo termal que data do século III/IV d. C., escavado nos anos 50 por Calado Rodrigues”, e, à superfície, “existem vários fragmentos de cerâmica comum e de construção romana, bem como vestígios de algumas sepulturas, possivelmente visigóticas”, lê-se na nota.

Os interessados que queiram participar nas campanhas de escavações arqueológicas podem inscrever-se pelo ‘email’ museu@cm-macao.pt ou ligando para o número de telefone 241 571 477.

Leia também...

Dois detidos em flagrante por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Santarém deteve, através do Posto Territorial de Abrantes, no dia 28 de abril, em flagrante um homem de 39 anos…

Pedro Ribeiro proposto para o Comité das Regiões da União Europeia

Pedro Ribeiro, presidente da câmara municipal de Almeirim, foi proposto pelo Governo para integrar o Comité das Regiões da União Europeia, como membro efectivo,…

Teresa Lopes Moreira imortalizada na Galeria de Notáveis do Correio do Ribatejo

A historiadora Teresa Lopes Moreira está agora imortalizada na Galeria de Notáveis do Jornal Correio do Ribatejo, iniciativa que pretende perpetuar a memória de…

Alunos do 1º ciclo desafiados a decorar abóboras em iniciativa dedicada à sustentabilidade

O concurso de decoração de abóboras, para escolas do Município – alusivo ao Dia das Bruxas -, com o objectivo de combater o desperdício…