O município de Mação vai promover uma campanha de prospeção no sítio arqueológico de Vale do Junco, na freguesia de Ortiga, de 22 de Maio a 06 de Junho, tendo aberto inscrições para a população que queira participar.

Em comunicado, a autarquia refere que o sítio arqueológico, que está classificado, situa-se na freguesia de Ortiga e trata-se de um “povoado com ocupação romana, possivelmente ligada à exploração aurífera, que atinge cerca de dois hectares”, existindo no local, a poucos metros das margens do Tejo, vestígios de conheiras, que serviam para exploração de ouro.

No povoado, cujos primeiros achados arqueológicos remontam à década de 40 do século passado, “são visíveis vestígios de um complexo termal que data do século III/IV d. C., escavado nos anos 50 por Calado Rodrigues”, e, à superfície, “existem vários fragmentos de cerâmica comum e de construção romana, bem como vestígios de algumas sepulturas, possivelmente visigóticas”, lê-se na nota.

Os interessados que queiram participar nas campanhas de escavações arqueológicas podem inscrever-se pelo ‘email’ museu@cm-macao.pt ou ligando para o número de telefone 241 571 477.

Leia também...

Fogo em Ourém volta a reacender-se e há um novo foco no concelho

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Espite, no concelho de Ourém, voltou hoje à tarde a reativar-se, registando-se ainda um novo foco na…

Detido por violência doméstica e posse ilegal de arma

A GNR deteve um homem de 67 anos na terça-feira, no Cartaxo, por violência doméstica sobre a mulher durante 20 anos e por posse…

Aeroporto aterra em Alcochete

O Governo aprovou hoje a construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI), anunciou…

Acidente provoca dois feridos em Santarém

Um acidente entre dois ligeiros provocou o corte da circulação na Rua Pedro Santarém ontem, quinta-feira, dia 12 de Dezembro. Do acidente resultaram dois…