O município de Mação vai promover uma campanha de prospeção no sítio arqueológico de Vale do Junco, na freguesia de Ortiga, de 22 de Maio a 06 de Junho, tendo aberto inscrições para a população que queira participar.

Em comunicado, a autarquia refere que o sítio arqueológico, que está classificado, situa-se na freguesia de Ortiga e trata-se de um “povoado com ocupação romana, possivelmente ligada à exploração aurífera, que atinge cerca de dois hectares”, existindo no local, a poucos metros das margens do Tejo, vestígios de conheiras, que serviam para exploração de ouro.

No povoado, cujos primeiros achados arqueológicos remontam à década de 40 do século passado, “são visíveis vestígios de um complexo termal que data do século III/IV d. C., escavado nos anos 50 por Calado Rodrigues”, e, à superfície, “existem vários fragmentos de cerâmica comum e de construção romana, bem como vestígios de algumas sepulturas, possivelmente visigóticas”, lê-se na nota.

Os interessados que queiram participar nas campanhas de escavações arqueológicas podem inscrever-se pelo ‘email’ museu@cm-macao.pt ou ligando para o número de telefone 241 571 477.

Leia também...

Detido por violência doméstica em Ourém

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através da Esquadra de Ourém da Divisão Policial de Tomar procedeu à detenção em flagrante delito de…

Gratidão marca caminhada dos peregrinos até ao Santuário de Fátima

A gratidão é o sentimento que acompanha milhares de peregrinos que, por estes dias, fazem o percurso a pé até ao Santuário de Fátima,…

Museu Diocesano de Santarém aposta em 2024 na diversificação de públicos e conteúdos

O programa cultural para este ano do Museu Diocesano de Santarém aposta na diversificação de públicos e conteúdos, com atividades relacionadas com a dança,…

Elevado caudal do rio Tejo dificulta buscas por jovem de 15 anos

As buscas pelo jovem de 15 anos que desapareceu junto à Ribeira de Santarém, no passado domingo, 13 de Junho, estão a ser dificultadas…