O município de Mação vai promover uma campanha de prospeção no sítio arqueológico de Vale do Junco, na freguesia de Ortiga, de 22 de Maio a 06 de Junho, tendo aberto inscrições para a população que queira participar.

Em comunicado, a autarquia refere que o sítio arqueológico, que está classificado, situa-se na freguesia de Ortiga e trata-se de um “povoado com ocupação romana, possivelmente ligada à exploração aurífera, que atinge cerca de dois hectares”, existindo no local, a poucos metros das margens do Tejo, vestígios de conheiras, que serviam para exploração de ouro.

No povoado, cujos primeiros achados arqueológicos remontam à década de 40 do século passado, “são visíveis vestígios de um complexo termal que data do século III/IV d. C., escavado nos anos 50 por Calado Rodrigues”, e, à superfície, “existem vários fragmentos de cerâmica comum e de construção romana, bem como vestígios de algumas sepulturas, possivelmente visigóticas”, lê-se na nota.

Os interessados que queiram participar nas campanhas de escavações arqueológicas podem inscrever-se pelo ‘email’ museu@cm-macao.pt ou ligando para o número de telefone 241 571 477.

Leia também...

Desmantelada plantação de canábis em Coruche

 GNR deteve três homens e desmantelou uma plantação de canábis no concelho de Coruche, numa operação que envolveu cerca de meia centena de militares,…

ISLA Campus é sinal de crescimento e aposta em ensino de excelência

Foi ontem inaugurado o ISLA Campus – polo do ISLA Santarém, situado no antigo edifício dos CTT, com a presença de todo o executivo…

Piscinas Municipais do Sacapeito reabrem com novos equipamentos

As piscinas municipais do Sacapeito reabriram na quinta-feira, dia 3 de Janeiro, quase dois meses depois do encerramento devido a problemas nas caldeiras de…

Jornadas do Serviço de Cardiologia do HDS mais abrangentes

Com uma história de 28 anos, as jornadas organizadas pelo Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS), que decorreram no passado sábado…