O município de Mação vai promover uma campanha de prospeção no sítio arqueológico de Vale do Junco, na freguesia de Ortiga, de 22 de Maio a 06 de Junho, tendo aberto inscrições para a população que queira participar.

Em comunicado, a autarquia refere que o sítio arqueológico, que está classificado, situa-se na freguesia de Ortiga e trata-se de um “povoado com ocupação romana, possivelmente ligada à exploração aurífera, que atinge cerca de dois hectares”, existindo no local, a poucos metros das margens do Tejo, vestígios de conheiras, que serviam para exploração de ouro.

No povoado, cujos primeiros achados arqueológicos remontam à década de 40 do século passado, “são visíveis vestígios de um complexo termal que data do século III/IV d. C., escavado nos anos 50 por Calado Rodrigues”, e, à superfície, “existem vários fragmentos de cerâmica comum e de construção romana, bem como vestígios de algumas sepulturas, possivelmente visigóticas”, lê-se na nota.

Os interessados que queiram participar nas campanhas de escavações arqueológicas podem inscrever-se pelo ‘email’ museu@cm-macao.pt ou ligando para o número de telefone 241 571 477.

Leia também...

Festas de São João e da Cidade do Entroncamento até domingo

As festas de São João e da Cidade do Entroncamento decorrem até domingo, dia dedicado ao padroeiro do concelho, actuando a banda GNR no…

Entroncamento celebra o Dia Municipal do Idoso

O Pavilhão Municipal do Entroncamento, acolheu no passado domingo, dia 20 de Maio, mais de seis centenas de idosos que se reuniram para celebrar…

XXVII Grande Prémio Museu Nacional Ferroviário e

Decorre no dia 29 de setembro, pelas 10h00, o XXVI Grande Prémio Museu Nacional Ferroviário e a IX Caminhada José Canelo. A caminhada, deste…

Prisão preventiva para mulher suspeita de dezenas de burlas

Uma mulher de 23 anos foi detida no domingo, em Abrantes, por ser suspeita de “várias dezenas” de burlas informáticas e, após ter sido…