O município de Mação vai promover uma campanha de prospeção no sítio arqueológico de Vale do Junco, na freguesia de Ortiga, de 22 de Maio a 06 de Junho, tendo aberto inscrições para a população que queira participar.

Em comunicado, a autarquia refere que o sítio arqueológico, que está classificado, situa-se na freguesia de Ortiga e trata-se de um “povoado com ocupação romana, possivelmente ligada à exploração aurífera, que atinge cerca de dois hectares”, existindo no local, a poucos metros das margens do Tejo, vestígios de conheiras, que serviam para exploração de ouro.

No povoado, cujos primeiros achados arqueológicos remontam à década de 40 do século passado, “são visíveis vestígios de um complexo termal que data do século III/IV d. C., escavado nos anos 50 por Calado Rodrigues”, e, à superfície, “existem vários fragmentos de cerâmica comum e de construção romana, bem como vestígios de algumas sepulturas, possivelmente visigóticas”, lê-se na nota.

Os interessados que queiram participar nas campanhas de escavações arqueológicas podem inscrever-se pelo ‘email’ museu@cm-macao.pt ou ligando para o número de telefone 241 571 477.

Leia também...

IP investe um milhão de euros em estabilização de taludes na EN118

A Infraestruturas de Portugal (IP) deu início à empreitada de estabilização de…

António Zambujo conquistou Santarém com concerto intimista

O novo álbum de António Zambujo, “Do Avesso”, produzido por Filipe Melo,…

Bloco de Esquerda de Santarém promove debates sobre Ambiente

A concelhia do Bloco de Esquerda de Santarém vai realizar dois debates…

Operação de Ano Novo nas estradas com menos dois mortos do que no ano anterior

A operação de segurança rodoviária de Ano Novo registou menos dois mortos…