O Município de Santarém, e através do Centro de Recolha Oficial de Santarém (CROAS), informa que já estão encerradas as inscrições, no âmbito da Campanha de Esterilização “Esterilizar é Cuidar”, a cães e gatos de companhia e de rua, no concelho de Santarém.

O Vereador com o Pelouro do Canil e Gatil Municipal agradece a adesão de todos os munícipes e detentores/cuidadores de animais, que resultou num sucesso de participação com cerca de 150 marcações até ao final do presente ano 2022, e mais de 300 inscrições em lista de espera, para além das mais de 100 esterilizações já realizadas em 2022.

As inscrições em lista de espera serão agendadas, ainda em 2022, nas vagas que, entretanto, existirem, na possibilidade de reforçar a esterilização com apoio de outro Médico Veterinário, ou para 2023 com a extensão do agendamento.

Entretanto, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) procedeu à abertura de candidaturas a apoios às campanhas de esterilização de cães e gatos de companhia, com os Avisos relativos aos apoios do bem-estar de animais, que determinam as regras, os procedimentos e os prazos, no ano de 2022, a que o Município de Santarém se vai candidatar.

A esterilização evita o sobrepovoamento, o aumento do número de ninhadas indesejáveis leva ao abandono de animais, os quais ficam sujeitos a fome, doenças, maus tratos, atropelamentos, mordeduras, e contribui para a existência de canis sobrelotados, o que poderá levar ao sacrifício de animais.

Em 2023 irá iniciar nova Campanha de Esterilização “Esterilizar é Cuidar”, logo após o término da lista de espera, mas com o foco principal nas colónias de gatos.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.