Praça de Toiros do Campo Pequeno – Lisboa – 24/08/2023 – Corrida à Portuguesa. Cavaleiros: João Moura Jr. (volta – volta com o ganadeiro), Francisco Palha (volta – saudou nos médios, apesar de autorizada a volta), Andrés Romero (silêncio – volta); Forcados: Amadores de Montemor (volta, volta e volta) e de Évora (volta, volta e volta); Ganadaria: Murteira Grave (volta do Ganadeiro após a lide do 4.º toiro); Directora: Lara Gregório de Oliveira; Veterinário: Dr. Jorge Moreira da Silva; Entrada de Público: cerca de 80% da lotação.

Foi uma noite de enorme ambiente a que se viveu na quinta-feira em Lisboa. Uma corrida que despertou o interesse de milhares de aficionados, muitos vindos do Alentejo, para assistirem a uma grande corrida de toiros onde o ganadeiro Joaquim Grave foi um dos triunfadores, com dois toiros de muita bravura e classe (2.º e 4.º da ordem), um primeiro de categoria, mas com o peso (622 kg) a não ajudar muito, e com o quinto e sexto a serem de boa nota, justificando-se plenamente a sua chamada à arena após a lide do 4.º da noite.

Abriu praça o cavaleiro João Moura Jr. e que bem que o fez, recebendo superiormente o imponente toiro. Dois compridos à tira serviram para aquilatar da qualidade das investidas. Bem na brega, cuidada e a deixar o toiro de largo, seria aqui que ganharia claramente a aposta, pois deixou o toiro investir de largo e cravou dois excelentes curtos.

A lide terminaria de forma abrupta dada a tentativa de invasão de arena por parte do activista anti-taurino Peter Janssen, prontamente dominado e detido pela PSP, que escutou fortíssima ovação. No que foi o quarto da noite, bravo e codicioso, de novo o recital à Moura, com boas preparações e remates e duas extraordinárias “Mourinas” a encerrar, e ainda um palmito que não conseguiu deixar à primeira. Volta aclamada com Joaquim Grave, o ganadeiro e o forcado.

Francisco Palha entendeu-se perfeitamente com o bravo segundo, um toiro que cresceu ao castigo, indo a mais no decurso da lide. Um bom primeiro comprido em sorte de gaiola e outro bom, e depois três curtos de excelência, de fazer parar os corações, deixando o toiro investir de largo e aguentando enormidades fechado em tábuas para cravar de forma emotiva; saiu no momento certo sob fortes aplausos.

No que foi o quinto da ordem, e que se desembolou após o primeiro bom curto, voltou a dar vantagens e a aproveitar o que o toiro tinha de bom, numa actuação de classe.

Andrés Romero não se entendeu com o terceiro, que foi ganhando os terrenos e começando a adiantar-se, sofrendo diversos toques nas montadas e não dando volta.

No que encerrou praça já foi possível ver o seu toureio mais alegre e movimentado, com destaque para a série de curtos, onde o segundo e o terceiro foram bons.

Para as pegas perfilaram-se dois Grupos com pergaminhos: Amadores de Montemor e de Évora, estes a comemorar 60 anos de existência. Noite dura, mas de grande valor pela estoicidade dos forcados da cara e das “ajudas” e porque, efectivamente, houve pegas do outro mundo, com uma raça e um valor dignos dos maiores de todos os tempos. Por Montemor abriu praça Francisco Maria Borges, numa colossal pega à segunda tentativa, suportando fortes derrotes do imponente “Murteira” em ambas as tentativas e com grande primeira ajuda do seu Cabo, António Pena Monteiro, com quem daria volta no final; Vasco Ponce esteve enorme, consumou rija cara ao primeiro intento, assim como José Maria Pena Monteiro. Os Amadores de Évora tiveram na cara do segundo da noite o forcado Ricardo Sousa, numa excelente pega ao segundo intento e suportando fortíssimos derrotes, seguido por José Maria Passanha, numa rija cara ao primeiro intento, e com o Cabo José Maria Caeiro a fechar-se com garra e determinação numa grande pega à segunda tentativa. Honra e glória às jaquetas alentejanas de Montemor e de Évora.

Dirigiu o espectáculo a delegada técnica tauromáquica Lara Gregório Oliveira assessorada pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva.

(Texto e foto: António Lúcio)

Leia também...

Autarcas do Médio Tejo pedem audiência urgente à ministra da Saúde

Os autarcas dos 11 municípios do Médio Tejo, no distrito de Santarém, solicitaram uma audiência com caráter urgente à ministra da Saúde para abordarem…

Colisão de dois veículos ligeiros em Benavente provoca seis feridos

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, em Benavente, provocou no domingo, 10 de Março, seis feridos ligeiros, dois dos quais crianças, disse à agência…

La Vuelta chega a Ourém a 18 de Agosto de 2024

A 79º edição da Vuelta foi formalmente apresentada em Madrid (Espanha), no passado dia 19, e confirmou a realização das três primeiras etapas deste…

Um pouco da história da Feira do Ribatejo 

A realização de feiras em Santarém é coisa de muitos séculos, pois já o rei D. Dinis, em 1302, tomava sob sua protecção “todos…