A banda sonora da Revolução de Abril vai animar a noite de hoje, quinta-feira, 8 de Agosto, a partir das 21h45, na Praça Velha, onde vai decorrer um espetáculo de música dedicado a comemorar os 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974.

O espectáculo ‘Canção Revolução – Tributo aos Cantores de Abril’ será uma comemoração que vai incluir de forma cronológica a história do antes, do durante e do depois da revolução através de canções, algumas delas proibidas na época que antecedeu o Golpe de Estado de 1974, que devolveu a liberdade aos portugueses. O encadeamento, narração e a projeção vão situar cada canção no seu lugar da história que ocupam e vão levar o espectador a absorver cada palavra cantada e o seu significado.

Em palco vão estar cantores como Daniela Maia, neta do falecido Salgueiro Maia; Raquel Ângelo; Valter Guia e Dominique Ventura. A parte instrumental será assegurada por músicos como Tiago Ramos na percussão; João Guerra Madeira no piano; Luís Galvão na guitarra baixo; Miguel Carreira na viola e António Barbosa no violino.

Ao longo do concerto vão ser tocadas e cantadas duas dezenas de músicas, algumas das quais fazem hoje parte do cancioneiro e da cultura popular musical do país, como os ‘Vampiros’ ou ‘A morte saiu à rua’ de Zeca Afonso, ‘Trova do vento que passa’ conhecida na voz de Adriano Correia de Oliveira, ‘Tourada’ de Fernando Tordo’ ou ‘Somos livres’, a canção da famosa “gaivota que voava, voava”, cantada por Ermelinda Duarte.

Leia também...

Município e Clubes de Abrantes preparam 2ª edição do DISCUP

O serviço de Desporto do Município de Abrantes e os responsáveis pelos 4 clubes locais participantes reuniram, no passado dia 19 de Julho, no…

“O ideal é que o futebol seja jogado sempre no respeito pela verdade”

Rui Manhoso completou recentemente 80 anos de idade. O futebol corre-lhe nas veias e começou na rua, em plena Avenida dos Combatentes. Mais tarde,…

Prisão preventiva para homem detido por violência doméstica em Ourém

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Ourém deteve, no dia 15 de maio, um homem de 50 anos por violência…

Liga dos Bombeiros considera que condenação do INEM dá razão a alertas sobre protocolo

A Liga dos Bombeiros considerou hoje que a condenação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a pagar por serviços fora de protocolo aos…