Carlos Coutinho, que até agora exercia o cargo de director do Departamento de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social da Câmara de Santarém, vai ser o novo presidente do conselho de administração da empresa municipal Viver Santarém.
A nomeação foi aprovada esta segunda-feira, 15 de Novembro, com os oito votos a favor do PSD e PS e a abstenção do Chega. Segundo a proposta, negociada entre sociais-democratas e socialistas, Carlos Coutinho vai exercer funções executivas auferindo “remuneração no montante igual à de vereador a tempo inteiro, acrescido de despesas de representação”.
Recorde-se que Carlos Coutinho, licenciado em Ciências da Educação Física e Desporto, já foi responsável pela gestão da extinta empresa municipal Scalabisport, dedicada apenas ao desporto, que, em conjunto com a Cultur, também extinta, deram origem à Viver Santarém.
Na reunião desta segunda-feira, João Teixeira Leite, ex-administrador da Viver Santarém e actual vereador, foi nomeado representante do município na assembleia-geral da empresa, cujo conselho de administração, além de Carlos Coutinho (presidente), será composto por Nuno Gomes e Ana Cristina Santos (vogais não executivos), que substituem Filipa Martinho e Fernando Santos.
Alfredo Silva mantém-se como presidente da assembleia-geral, acompanhado por Gilberto Leandro e Vasco Tomás como secretários.
Em 2009, Carlos Coutinho, licenciado em Ciências da Educação Física e Desporto (1999), com pós-graduação em Gestão do Desporto e especialização sobre o Setor Empresarial Municipal, passou posteriormente para a gestão da Desmor, empresa municipal responsável pela gestão e dinamização do Complexo Desportivo de Rio Maior. Daí saiu para Angola, onde geriu a cidade desportiva do 1º de Agosto, um dos clubes referência daquele país africano, antes de regressar novamente à Câmara de Santarém.
A Viver Santarém, é uma empresa local de natureza municipal que tem por objectivo assegurar a prestação de serviço público no âmbito da actividade física e desportiva, como da organização de eventos, actividades de lazer, tempos livres e outras actividades de animação, nomeadamente em contextos culturais e turísticos.
A Viver Santarém tem sido também uma das entidades organizadoras de grandes eventos, como o Festival Nacional de Gastronomia e as Festas de São José.