O deputado do Bloco de Esquerda (BE) e membro da Comissão Política de Santarém Carlos Matias disse que a “imposição” da direcção nacional em apresentar um nome à revelia da decisão da distrital “enfraquece e divide” o partido.

As declarações de Carlos Matias decorrem do facto da Mesa Nacional do BE ter aprovado no sábado, 6 de Julho, o nome de Fabíola Cardoso como cabeça de lista por Santarém, depois de, no dia 29 de Junho, em plenário distrital, Carlos Matias, do Entroncamento, ter sido aprovado por larga maioria e indicado para cabeça de lista, obtendo 81 votos. Fabíola Cardoso, de Santarém, nome indicado pela direcção nacional, recolheu 37 votos.º

A direcção nacional, contudo, apresentou hoje, além do nome de Carlos Matias, o nome da candidata na Mesa Nacional, tendo Fabíola Cardoso vencido com 49 votos contra 14 (e três abstenções) e sido, assim, designada como cabeça de lista do BE pelo distrito nas legislativas de 6 de Outubro.

“Pela primeira vez na história do BE, e à luz dos actuais estatutos, a direcção nacional do partido impõe um nome e uma lista alternativa, ou seja, impôs a sua vontade contra a da região, situação que enfraquece o BE e divide o partido no distrito de Santarém, num claro desrespeito pela região e por quem votou”, disse à Lusa Carlos Matias, em reacção à decisão da Mesa Nacional que votou e aprovou o nome de Fabíola Cardoso.

No mesmo dia 29 de Outubro, o Bloco de Esquerda (BE) de Santarém havia aprovado uma moção em que condenou a “intromissão” dos órgãos nacionais em decisões locais e em “matérias que são da sua exclusiva competência”, tendo-se manifestado contra a “ingerência” na selecção de candidatos às legislativas.

“A direcção nacional pode recusar um nome indicado pelas distritais mas não tem autonomia para apresentar, à luz dos actuais estatutos, e foi isso que sucedeu, uma decisão de imposição da direcção nacional à região e que vai ao arrepio de tudo o que é a cultura do BE”, disse o actual deputado.

Contactada sobre esta matéria, fonte oficial do partido sustentou que, “de acordo com os estatutos do Bloco de Esquerda, a decisão sobre os primeiros candidatos às eleições legislativas cabe à Mesa Nacional”.

Carlos Matias disse ainda que a nomeação da lista encabeçada por Fabíola Cardoso “é uma derrota para o BE e para a região”, tendo reiterado que a mesma “enfraquece e divide” o partido em vésperas de eleições.

“A direcção não só não cumpriu como atropelou os estatutos numa decisão politicamente errada”, vincou, tendo afirmado que a decisão de não aceitar o seu nome como o indicado pelas bases “não terá sido por boas razões”, sem concretizar.

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, encabeça a lista de candidatos eleitorais do partido pelo Porto e Mariana Mortágua será a primeira por Lisboa, ao passo que Joana Mortágua é candidata pelo círculo de Setúbal, José Manuel Pureza por Coimbra, João Vasconcelos por Faro e Mariana Aiveca por Beja (em 2015 não foi eleita).

Fabíola Cardoso

Na reunião da Mesa Nacional do BE, que decorreu em Lisboa, apenas a lista pelo círculo de Santarém foi votada em alternativa. Fabíola Cardoso, proposta pela direcção nacional venceu, com 49 votos, e a proposta da distrital, Carlos Matias, obteve apenas 14 votos.

Leia também...

“O Silêncio Habitado” propõe uma travessia interior através da palavra

Obra composta por cinquenta poemas organiza-se em cinco ciclos temáticos e explora, de forma simbólica e serena, a tensão entre o silêncio e a…

Dezoito concelhos de três distritos em perigo máximo de incêndio

Dezoito concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar…

Homem em estado grave após agressão com arma branca em Santarém

Um homem de nacionalidade indiana, com cerca de 30 anos, ficou em estado considerado grave na sequência de uma agressão com arma branca, na…

Marta Carvalho com dupla vitória no encerramento da Taça de Portugal

A edição de 2022 da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa chegou ao fim no passado domingo, com a entrega dos títulos…