O presidente da Câmara Municipal de Abrantes entregou, no dia 30 de Julho, ao presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos a chave da viatura adquirida pela autarquia para funcionar como gabinete itinerante de apoio às populações das freguesias de Rio de Moinhos, Martinchel, União das Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Fontes e Carvalhal.

A Carrinha do Cidadão, vai servir de apoio às populações mais distantes da sede do concelho, integra o pacote de projectos que foram decididos pelos habitantes do concelho de Abrantes, no âmbito do Orçamento Participativo (edição de 2016), sendo o autor do projecto o cidadão Rui André.

A Junta de Freguesia de Rio de Moinhos manifestou interesse em assumir a liderança desta parceria com a Câmara e fará agora a articulação com as demais juntas de freguesia da área de abrangência do projecto para definição do calendário de passagem/paragem pelas localidades das cinco freguesias, as quais apresentam um maior índice de envelhecimento.

Será ainda criado um posto de trabalho e alocada formação nas áreas de intervenção desta unidade móvel que prestará apoio à população no acesso a serviços básicos sobre diversos aspectos da vida diária, nas vertentes da saúde (prevenção básica); da acção social (recolha de receitas e entrega de medicamentos ou informação e encaminhamento de processos) e apoio administrativo da relação do cidadão com a administração local e central.

O projecto do orçamento participativo, levou a Câmara de Abrantes a investir 60 mil euros na aquisição da viatura e do equipamento para a mesma.

“Este é um projecto da sociedade civil que vai estar ao serviço das pessoas”, sublinhou o presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, evidenciando a premissa associada aos orçamentos participativos da democracia participativa.

Entretanto, a Câmara comprometeu-se a monitorizar o desempenho deste serviço e a avaliar a possibilidade de replicar o serviço ao sul do concelho.

Leia também...

Bolsa de Voluntariado do Cartaxo apoia famílias em isolamento

A Bolsa de Voluntariado é uma realidade desde o início da pandemia…

Novas regras para conteúdos digitais e venda de bens ‘online’ entram em vigor na UE

As novas regras da União Europeia (UE) sobre conteúdos digitais como música…

Descarga ilegal no Almonda na origem da morte de milhares de peixes

A Câmara de Torres Novas revelou hoje que o “episódio grave de…

Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão apresentou “A Bíblia em Portugal”

Frei Herculano Alves.