Exmo. Senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém

É como aficionada e pessoa ligada ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém desde a sua fundação, pois, sou sobrinha-neta do seu primeiro Cabo, António Abreu, que venho expressar a minha estupefacção e até desilusão, por este ano durante a Feira Nacional de Agricultura e do Ribatejo, não terem havido corridas de toiros na Monumental “Celestino Graça”, e a única que foi anunciada ter sido cancelada.

Santarém cidade, e creio que os Scalabitanos aficionados e os aficionados em geral, merecem uma explicação! Não pode ter sido o tempo atmosférico o causador desta situação tão absurda, mas, talvez, alguma falta de vontade por parte do empresário, e a Santa Casa da Misericórdia, como proprietária da praça de toiros, deveria ter providenciado para que tal não acontecesse.

No meu entender, tal atitude não beneficiou nem a cidade nem os aficionados e muito menos o Grupo de Santarém, e aproveito para lembrar o quanto o Grupo tem contribuído para as vossas causas sociais ao longo de todos estes anos, participando em inúmeras corridas de beneficência, e o quanto tem prestigiado o nome da cidade, sendo, pelo seu percurso e pela sua história centenária, uma destacada referência no mundo taurino.

Compete, portanto, à Santa Casa da Misericórdia de Santarém, a quem foi deixado este legado de zelar pela praça de toiros, não permitir que situações destas se repitam.

Os antepassados que tanto fizeram pela Festa Brava merecem respeito e a Santa Casa tem uma dívida para com eles e para com a cidade promovendo o espectáculo tauromáquico.

MARIA DA CONCEIÇÃO ABREU ALPOIM CABRAL

(MADRINHA DO GRUPO DE FORCADOS AMADORES DE SANTARÉM)

Leia também...

Milhares de pessoas no Dia da Tauromaquia

Largos milhares de aficionados marcaram presença na primeira edição do Dia da…

“Sector 9” apresenta Temporada

A Associação “Sector 9”, que vai gerir a Monumental “Celestino Graça”, em…

Chamusca recebe grandes matadores espanhóis e cartel de luxo em Festival Taurino

O primeiro grande espectáculo tauromáquico, realizado no âmbito das comemorações do Centenário…

A Gripe Pneumónica em 1918 “ Da fome, da guerra e da pestilência livrai-nos Senhor!” (Oração medieval)

As três ameaças medievais ressuscitaram em 1918, num período em que o…