A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou por unanimidade, na reunião de dia 19 de Outubro, o projecto técnico de execução para remoção de fibrocimento e substituição de coberturas em quatro escolas do concelho, assim como, a submissão das respectivas candidaturas para financiamento.

O Município vai investir cerca de 235 mil euros, comparticipados a 100% através do Programa Operacional Regional – Alentejo 2020. A empreitada prevê a remoção das coberturas de fibrocimento e colocação de novas coberturas na Escola EB1 José Tagarro e Escola EB1 Norte, ambas no Cartaxo, Escola EB2,3 de Pontével e Escola EB1 de Casais Penedos.

Para o presidente da Câmara Municipal, a decisão de financiar a remoção das estruturas com amianto dos estabelecimentos de ensino é “uma excelente notícia para as crianças e jovens, mas também para professores e técnicos”.

“A Câmara Municipal tem reivindicado continuamente esta solução”, afirmou o autarca que considera esta decisão da administração central da maior importância para “a nossa comunidade educativa, que vê criadas as condições para aprender e trabalhar em segurança”

O prazo para apresentação das candidaturas termina apenas a 31 de Outubro, mas o presidente da Câmara Municipal afirmou desde o início do processo que a autarquia iria “apresentar a candidatura o quanto antes”.

“Os serviços municipais cumpriram o seu trabalho em tempo recorde, numa candidatura que exigiu muito trabalho técnico”, afirmou o autarca, referindo a necessidade de quantificação das intervenções e orçamentação das mesmas, de forma a formatar os projectos técnicos a colocar a concurso público para adjudicação dos trabalhos em regime de empreitada.

Leia também...

Pólo da Universidade Autónoma de Lisboa traz ensino superior para o Cartaxo

O município do Cartaxo estabeleceu uma parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) para a instalação de um pólo universitário no concelho. A…

Escola Básica de Gançaria já tem refeitório

As obras de ampliação da Escola Básica de Gançaria foram inauguradas, dia 5 de Janeiro, por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém…

Agrupamento de Escolas de Rio Maior escolhido para gravar aulas da nova Telescola

O Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, em Rio Maior, foi um dos escolhidos pelo Ministério da Educação para gravar aulas a…

Santarém apoia com 20 mil euros 2.ª edição de curso destinado a jovens com deficiência

A Câmara de Santarém aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 20.000 euros à segunda edição do curso Literacia Digital para o Mercado…