O município do Cartaxo continua a ser um dos mais endividados do país, figurando na quarta posição do “ranking”, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, relativo ao ano de 2021, revelado a 7 de Novembro, pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho.

Segundo o documento, o município contraiu um empréstimo de 52 milhões de euros ao Fundo de Apoio Municipal, dos quais recebeu uma tranche de 49 milhões em 2017, dois milhões em 2018 e o restante em 2019. No final de 2021, o documento mostra que o município tem a pagar, ainda, 49,9 milhões de euros.

O relatório indica ainda 47,6% dos gastos do município são para pagamento das despesas com pessoal, figurando em segundo lugar na lista de municípios que mais gasta com funcionários, superado apenas pelo município de Redondo.

Entre 2010 e 2021 a Câmara Municipal do Cartaxo desembolsou perto de 16 milhões de euros com o pagamento de juros. O documento refere que entre 2010 e 2013 foram pagos 2,4 milhões, entre 2014 e 2017 9 milhões, e entre 2018 e 2021 4,3 milhões de euros. O documento refere ainda que há cerca de 18 milhões de euros a receber devido a dívidas ao município.

O documento conclui ainda que o Cartaxo apresenta um índice de 374% de dívida total, em relação à média das despesas correntes dos últimos três anos, que se fixa num valor de 14 milhões de euros.

Leia a notícia desenvolvida na edição impressa de 18 de Novembro do Correio do Ribatejo.

Leia também...

Um morto e sete feridos em acidente com sete viaturas na A1

Uma pessoa morreu e sete ficaram feridas na sequência de um acidente que envolveu sete automóveis na A1 em Alcanena, onde a circulação se…

Mais de 60 concelhos de nove distritos em perigo máximo

Mais de 60 concelhos de Faro, Bragança, Guarda, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em perigo máximo de incêndio…

Ricardo Ribeiro une Portugal na luta contra o cancro

Durante todo o mês de Setembro, o atleta Ricardo Ribeiro propõe-se “unir Portugal na luta contra o cancro”. Ricardo Ribeiro tem 40 anos e…

Mais de 100 bombeiros combatem incêndio em Vale da Serra

Mais de uma centena de bombeiros estão a combater um incêndio numa “zona de pinheiros e eucaliptos” na localidade de Vale da Serra, concelho…