O Município vai substituir 3 mil 468 luminárias que representam cerca cinquenta por cento do total de pontos de iluminação pública do concelho, por novas luminárias com tecnologia LED.

Já em execução estão as duas primeiras freguesias piloto – Valada e União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta – num investimento superior a 160 mil euros.

A primeira fase do investimento vai reduzir sessenta por cento da factura mensal com iluminação pública, no que corresponde aos postos alterados.

O projecto total representa um investimento superior a 700 mil euros.

O Município do Cartaxo adjudicou a primeira fase do projecto de iluminação pública que vai permitir por um lado, melhorar a qualidade da iluminação do espaço público e, por outro, reduzir a factura mensal com esta iluminação. O contrato, já em execução, foi adjudicado por ajuste directo à empresa Canas – Engenharia e Construção, Lda, no âmbito do acordo quadro da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, afirmou que “somos o primeiro município da CIMLT a iniciar a substituição da iluminação pública ao abrigo do concurso público desenvolvido pela CIMLT”, reconhecendo “o esforço desenvolvido pelos nossos serviços, em especial pela Divisão de Ambiente Obras e Equipamentos Municipais, na identificação dos pontos de iluminação e na contratação necessária, para que os trabalhos se iniciassem o quanto antes”.

Para o autarca “a necessidade de melhorar a qualidade da iluminação do espaço público, a par de garantirmos redução da despesa pública e ganhos ambientais, está identificada há algum tempo como essencial, pelo que este é um investimento que consideramos estrutural e de interesse público”, referindo que esta primeira fase, “que vai ter a freguesia de Valada e a União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta como freguesias piloto”, corresponde a um investimento superior a 160 mil euros (163.303,63€), implica a substituição de 351 luminárias em espaço rural, 119 em espaço urbano, para além de 112 em jardins e 93 em equipamentos de iluminação pública decorativa e deverá estar concluída até ao final do ano.

As 675 luminárias incluídas nesta fase – 390 na freguesia de Valada e 285 na União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, fazem parte do objectivo mais alargado de substituir 3.468 luminárias, que representam cerca de metade do número total de pontos de iluminação pública do concelho.

O Município procedeu à submissão do projecto total a fundos do Portugal 2020, esperando conseguir para as 3.468 luminárias, que representam um investimento superior a 700 mil euros, 95 por cento de comparticipação. O presidente da Câmara explicou que “esta comparticipação é uma subvenção reembolsável no prazo de doze anos. O Município reembolsará semestralmente, 70 por cento do valor da poupança conseguida pela substituição das luminárias”.

Leia também...
Imagem ilustrativa

Duas pessoas electrocutadas em cabo de média tensão em Rio Maior

Duas pessoas foram hoje electrocutadas num cabo de rede de média tensão,…

Serviço Municipal de Protecção Civil do Entroncamento inicia vigilância florestal

O Município do Entroncamento, através do seu Serviço Municipal de Protecção Civil,…

Oficina de poesia «Coisas que há e não há» na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia, a Biblioteca Municipal…

Importância da peregrinação no contexto de Fátima é tema de curso de verão do Santuário

O estudo do fenómeno da peregrinação e da sua importância no contexto…