O Cemitério do Cartaxo, o único no concelho que é tutelado pela Câmara Municipal, foi reaberto no dia 1 de Maio. Nas freguesias do concelho do Cartaxo, a decisão de abertura é das Juntas de Freguesia.

Esta reabertura é condicionada a um conjunto de medidas que visam a protecção da população e o cumprimento das recomendações das autoridades de saúde:

A permanência junto de cada campa é limitada a duas pessoas, durante o tempo estritamente necessário para cuidar do espaço, ou prestar homenagem aos entes queridos; A permanência de visitantes no Cemitério não pode ultrapassar, em momento algum, 10% da ocupação máxima do cemitério, ou seja, 56 pessoas; Não estará disponível o fornecimento de água nem os equipamentos necessários a trabalhos de limpeza e manutenção, uma vez que são materiais de uso comum e potenciais fontes de transmissão do vírus. A Câmara Municipal vai instalar um sistema que permita voltar a disponibilizar, em segurança, o sistema de fornecimento de água. Estes trabalhos serão executados nos primeiros dias da próxima semana. Os sanitários irão permanecer encerrados;

Cerimónias fúnebres: Durante a realização de cerimónias fúnebres, será apenas permitida a entrada a quem acompanhar estas cerimónias – entidades religiosas, familiares (máximo de 10 pessoas) e agentes funerários; Nas situações de falecimento de pessoa com infecção suspeita ou confirmada por SARS-CoV-2, o funeral obedecerá à norma 002/2020 da Direção Geral da Saúde.

A Câmara Municipal recomenda à população que sejam cumpridas as medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias, assim como, a adopção de medidas ainda mais restritas para protecção dos grupos mais vulneráveis, recordando que se mantém em vigor a legislação respeitante ao dever de confinamento obrigatório e ao dever especial de protecção.

Horário do cemitério – todos os dias das 8h30 às 18h30
Feriados, sábados e domingos encerra ao almoço das 12h30 às 14h00.

Leia também...

“Há que adequar a cidade aos novos desafios da modernidade”

O programa cultural Verão In.Str está de volta, com mais de uma…

Autarcas preocupados com possibilidade de transvase de água do Cabril para o Tejo

Os autarcas da Sertã, Oleiros, Pedrógão Grande e Pampilhosa da Serra manifestaram…

“A violência doméstica só se poderá atenuar se se alterarem mentalidades”

Filipa Ribeiro Pereira, natural de Almeirim, venceu em Dezembro a quarta edição…

Restaurantes de Tomar celebram regresso à “normalidade” com Mostra do Feijão

Vinte restaurantes de portas abertas em Outubro para demonstrar que a leguminosa…