O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo vai acolher a inauguração da exposição de fotografia “Aquedutos de Portugal – Água e Património”, da autoria de Pedro Inácio, no dia 22 de Março.

O evento tem início às 16h00 com uma palestra, onde serão discutidos temas relacionados com a importância histórica e cultural dos aquedutos. Logo após, às 17h00, decorrerá a inauguração oficial da exposição, durante a qual os visitantes poderão apreciar as 21 fotografias que compõem esta mostra.

As fotografias fazem parte de um levantamento e inventário fotográfico iniciado em 2007, com o objetivo de criar um roteiro dedicado aos aquedutos antigos. O trabalho reflete o valor patrimonial das estruturas hidráulicas que, em diversos países mediterrânicos, foram fundamentais para o abastecimento de água, transportada de forma gravitacional a partir de diferentes sistemas. Entre estas, algumas tornaram-se ícones mundiais de arquitetura e engenharia hidráulica.

Portugal, apelidado pelo viajante francês Ferdinand Denis como “o país dos aquedutos”, possui um conjunto impressionante destas obras, construídas entre os séculos XVI e XIX. Quatro dos sistemas mais emblemáticos – os aquedutos da Água de Prata (Évora), Pegões (Tomar), Amoreira (Elvas) e o Jardim do Cerco (Mafra) – foram classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

A exposição destaca a importância da preservação, valorização e divulgação destes monumentos, fundamentais para o conhecimento e estudo do Património Cultural da Água.

A entrada é livre e a exposição estará patente até ao dia 18 de abril.

Leia também...

Camara de Ferreira do Zêzere aprova voto de Louvor a Alexandre Ferreira e António Castelão

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere aprovou por unanimidade, em reunião…

António Laranjo deixa presidência da Infraestruturas de Portugal

O atual presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP),…
Foto de arquivo

“É um privilégio poder fazer parte do órgão máximo que gere o Teqball a nível mundial”

O Teqball inspira-se no futebol e junta-lhe um toque de ténis de…

Santarém aprova segundo programa para ajudar famílias a regularizar dívidas de arrendamento

A Câmara de Santarém aprovou o II Programa Excecional de Redução do…