O Mercadinho de Natal montou bancas para artesãos e artesãs, expôs artes e propôs presentes docinhos, deu a conhecer vinhos das terras do Cartaxo, mel e saborosos coscorões. Trouxe bolos rei e bolos de noiva, deu a ouvir canções de Natal e apresentou antiguidades.

Das bolachinhas caseiras às compotas, das peças de joalharia à pintura, das decorações da época festiva aos quadros em ponto de cruz, das tábuas de madeira para ajudar a cozinhar iguarias de Natal às bases em ferro forjado para levar o vinho à mesa da consoada, foram centenas as propostas que se apresentaram aos visitantes.

A Câmara Municipal do Cartaxo organizou e mais de quarenta artesãs, artesãos, pintores, criativos, doceiras e doceiros, comerciantes, associações e produtores de vinho das terras do Cartaxo, aceitaram o desafio. Das 10h00 às 18h30, ocuparam as bancas do Mercadinho de Natal para mostrar o que de melhor se faz pelo concelho e que merece ser transformado em presente.

Entre os convidados do Mercadinho, esteve uma jovem voz do concelho. Inês Magalhães fez do Mercado Municipal palco para músicas que já integram o imaginário de Natal. Mas não foram apenas canções o que deixou aos visitantes, foi também uma simpatia e uma alegria ímpares, que a todos encantaram. Da sua mensagem final, de apelo para se fazer do Natal um espaço de amor, de valorização do que é de facto importante, ficou a certeza de que a linda voz da Inês Magalhães encerra mais do que música, encerra em si a generosidade de que tanto se precisa nestes dias ainda tão incertos.

O espírito de Natal volta ao Mercadinho nos próximos dois domingos, dias 12 e 19 de Dezembro, das 10h00 às 18h30. No dia 12 de Dezembro, às 16h30, a música chegará também em forma de Canções de Natal, pela voz de Beatriz Antunes e de José Miguel. No dia 19 de Dezembro, será o Ballet do Ateneu Artístico Cartaxense a subir ao palco do Mercadinho de Natal.

Quem escolher visitar o Mercadinho na manhã do dia 12 de Dezembro tem ainda a oportunidade de jogar Boccia, a modalidade será apresentada pelas equipas do programa de actividades seniores da Câmara Municipal do Cartaxo – Viver Mais Viver Melhor.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.