O Município de Azambuja promoveu uma visita aberta à Casa da Juventude em Azambuja, no passado dia 30 de setembro.

As boas-vindas aos primeiros visitantes do equipamento foram feitas pelo Presidente da Câmara, Luís de Sousa, que sublinhou o bom aproveitamento dos fundos comunitários e a recuperação deste imóvel para o serviço de toda a juventude do Concelho de Azambuja.

Este é um dos projectos integrados no PARU-Plano de Acção de Regeneração Urbana / Centros Urbanos Complementares, submetido pelo Município de Azambuja e aprovado com apoio financeiro comunitário. O projecto Casa da Juventude foi comparticipado pela União Europeia em 85%, através do FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A candidatura, com o valor de 376.798,97 euros, foi cofinanciada em 320.278,87 euros.

A nova Casa da Juventude constitui a concretização do objectivo traçado pela autarquia para a requalificação de um edifício municipal degradado, existente na Rua dos Campinos. Na verdade, tratou-se de uma verdadeira reconversão de um imóvel que já serviu de posto local da Guarda Nacional Republicana e também já funcionou como arquivo histórico do município.

O actual projecto teve como objectivo dar nova vida a este património e dotá-lo de valências de apoio a actividades com jovens, possibilitando assim aos seus utilizadores o uso destas instalações para iniciativas lúdicas, mas também de formação, dispondo de alguma capacidade de alojamento. Este espaço requalificado passará a ser mais um ponto de encontro para os jovens do concelho, um local que se pretende dinâmico, onde as actividades são criadas por jovens e para os jovens.

Além de espaços para actividades de formação e de convívio, o edifício tem capacidade de alojamento para 20 pessoas.

A Casa da Juventude irá entrar já em funcionamento, acolhendo os jovens e técnicos portugueses, espanhóis e italianos participantes no projecto BEMORE-Eduction through Art. Um projecto que quer testar e validar um modelo de educação não formal explorando diversas expressões artísticas.

Leia também...

Santarém comemora Abril “nas ruas”

As comemorações do 49º aniversário do 25 de Abril de 1974 em Santarém vão este ano “regressar às origens” e ser trazidas para as…

Vítimas de violência doméstica vão poder pedir ocultação de morada nas notificações

As vítimas de violência doméstica vão poder, a partir de quinta-feira, exigir que a sua morada seja ocultada nas notificações das autoridades dirigidas ao…

ICNF abre 10 vagas para sapadores bombeiros florestais em Santarém

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) abriu um concurso para 60 postos de trabalho da categoria de sapador bombeiro florestal…

Santarém inaugura sistema de videovigilância com 26 câmaras para reforçar segurança pública

Santarém tem a partir de hoje um sistema de videovigilância com 26 câmaras, que funcionarão 24 horas por dia na zona histórica, nas Portas…