A Casa do Campino, em Santarém, foi o local escolhido para o acto eleitoral antecipado que vai decorrer no próximo dia 17 de Janeiro, para os eleitores que requereram o voto antecipado em mobilidade para as eleições presidenciais de 24 de Janeiro.

Aqueles que fizeram o pedido de voto antecipado, podem exercer o direito de voto entre as 8h00 e as 19h00, no edifício localizado no Campo Emílio Infante da Câmara. A decisão da autarquia prende-se com o facto de existir um elevado número de inscritos.

A Câmara de Santarém informou ainda que disponibiliza transporte dos Paços Concelho para a Casa Campino e vice-versa, em caso de necessidade.

Mais de 246 mil pessoas pediram o voto antecipado em mobilidade para as presidenciais de 24 de Janeiro em quatro dias, não sendo ainda números finais, dado que ainda falta contabilizar as inscrições por correio.

Em tempos de pandemia de covid-19 e numa altura em que se espera novo confinamento geral, batem-se diariamente recordes na inscrição para o voto antecipado. Nas últimas legislativas, em 2019, 50.638 eleitores votaram antecipadamente, tendo-se inscrito 56.287.

Os portugueses que não puderem votar nas presidenciais em 24 de Janeiro podiam pedir, até às 24h00 de quinta-feira, para exercer o seu direito de voto uma semana antes, numa mesa de voto à sua escolha.

O voto antecipado em mobilidade foi alargado por lei aprovada no parlamento e pode ser feito na sede de cada um dos 308 concelhos do país, em vez da sede do distrito, como aconteceu nas eleições europeias e legislativas de 2019.

Assim, quem queria antecipar o seu voto para 17 de Janeiro, numa qualquer câmara municipal, em vez do dia 24 na mesa de voto onde está inscrito, tinha de pedir até ao fim do dia de quinta-feira. O pedido era feito por via electrónica junto do Ministério da Administração Interna no “site” www.votoantecipado.mai.gov.pt ou através de correio normal.

No dia 17 de Janeiro, o eleitor vota na mesa do local escolhido, de acordo com a alteração à lei, aprovada em Outubro pela Assembleia da República.

Leia também...

Campanha “Fechar a torneira ao desperdício” apresentada na Escola Alexandre Herculano

“Fechamos a torneira ao desperdício” é uma campanha promovida pela Águas de Santarém e Câmara Municipal de Santarém no âmbito do Dia Mundial da…

Agricultores e ambientalistas contra transferência de competências para CCDR

Luís Mira, secretário-geral da CAP e director do CNEMA manifesta-se contra uma medida que considera “errada e prejudicial para o território e para os…

Seis restaurantes de Almeirim certificados para o Guia de Restaurantes do Ribatejo

Seis restaurantes da cidade de Almeirim receberam esta tarde o diploma de certificação emitido pela empresa CERTIS, fruto da candidatura junto da Entidade Regional…

Entroncamento celebra 80 anos de elevação a concelho com evento simbólico

O Município do Entroncamento celebrou na manhã de hoje, dia 24 de Novembro, os 80 anos da sua elevação a concelho, com a realização…