A Galeria de Exposições da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai a receber, de 18 de Novembro de 2023 a 7 de Janeiro de 2024, a exposição de fotografia “Ruralidades”, do conceituado fotógrafo Jorge Bacelar. Esta é uma exposição de retratos com foco nos homens e mulheres do mundo rural, cujas vidas se dedicam a cultivar a terra e a tratar do gado. A inauguração está marcada para as 16h00 do dia 18 de Novembro.

Sem recorrer a iluminação ou artifícios, Jorge Bacelar utiliza a sua lente, como forma de proximidade com as pessoas, para capturar imagens no cenário mais realista quanto o possível, refletindo assim a autenticidade crua e bela da vida rural.

O fotógrafo, médico veterinário de profissão na região de Aveiro há mais de duas décadas, despertou para o mundo da fotografia há cerca de oito anos. Começou pelas paisagens e depois mergulhou no mundo rural, fotografando a gente que vive da terra, no seu próprio meio, principalmente oriunda da Murtosa, de Estarreja, de Albergaria-a-Velha e de Figueira de Castelo Rodrigo. Rostos, expressões e poses, com os animais e os produtos da terra a completarem o retrato. Durante estes 8 anos, Jorge Bacelar já recebeu importantes prémios e distinções a nível Internacional pelo seu impressionante trabalho fotográfico, e que é agora apresentado nesta exposição única.

“Ruralidades” oferece aos visitantes a oportunidade de mergulhar nas vidas e experiências dos habitantes do mundo rural, revelando uma beleza que muitas vezes passa despercebida. A exposição de Jorge Bacelar é uma celebração da simplicidade e da autenticidade, capturada através da lente de um artista dedicado e talentoso.

Leia também...

Falou-se de IPSS’s, Património e Comunidades no Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e integrado na 23ª edição da Feira do Arroz Doce 2018, o Centro de Bem Estar…

CIM Médio Tejo entrega equipamentos de proteção individual aos bombeiros da região

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo procedeu, esta segunda-feira, dia 3 de novembro, à entrega de 272 equipamentos de proteção individual estruturais (EPI) às…

Queimas e queimadas representam 62% das causas dos fogos deste ano

As queimas e queimadas são a principal origem dos incêndios rurais registados este ano, representando 62% das causas apuradas, enquanto 14% dos fogos foram…

Raposa recebeu convívio sénior após dois anos de interregno

Realizou-se em Almeirim, no passado dia 30 de Julho, o 23º convívio sénior, com organização da Junta de Freguesia de Raposa e o apoio…