A Galeria de Exposições da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai a receber, de 18 de Novembro de 2023 a 7 de Janeiro de 2024, a exposição de fotografia “Ruralidades”, do conceituado fotógrafo Jorge Bacelar. Esta é uma exposição de retratos com foco nos homens e mulheres do mundo rural, cujas vidas se dedicam a cultivar a terra e a tratar do gado. A inauguração está marcada para as 16h00 do dia 18 de Novembro.

Sem recorrer a iluminação ou artifícios, Jorge Bacelar utiliza a sua lente, como forma de proximidade com as pessoas, para capturar imagens no cenário mais realista quanto o possível, refletindo assim a autenticidade crua e bela da vida rural.

O fotógrafo, médico veterinário de profissão na região de Aveiro há mais de duas décadas, despertou para o mundo da fotografia há cerca de oito anos. Começou pelas paisagens e depois mergulhou no mundo rural, fotografando a gente que vive da terra, no seu próprio meio, principalmente oriunda da Murtosa, de Estarreja, de Albergaria-a-Velha e de Figueira de Castelo Rodrigo. Rostos, expressões e poses, com os animais e os produtos da terra a completarem o retrato. Durante estes 8 anos, Jorge Bacelar já recebeu importantes prémios e distinções a nível Internacional pelo seu impressionante trabalho fotográfico, e que é agora apresentado nesta exposição única.

“Ruralidades” oferece aos visitantes a oportunidade de mergulhar nas vidas e experiências dos habitantes do mundo rural, revelando uma beleza que muitas vezes passa despercebida. A exposição de Jorge Bacelar é uma celebração da simplicidade e da autenticidade, capturada através da lente de um artista dedicado e talentoso.

Leia também...

Homem encontrado morto nos campos agrícolas de Muge

Um homem, de 84 anos, foi encontrado morto na segunda-feira, 14 de…
Foto de arquivo

Hospital de Abrantes atinge limite de internamentos em cuidados intensivos

O Hospital de Abrantes, da Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo,…

Centro de recuperação de feridos da guerra vai abrir no concelho de Ourém

Um centro de recuperação de feridos da guerra na Ucrânia vai abrir…

Como lidar com a incontinência urinária e manter a independência na terceira idade?

Com o avançar da idade, as maleitas acumulam-se fazendo com que as…