A Galeria de Exposições da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai a receber, de 18 de Novembro de 2023 a 7 de Janeiro de 2024, a exposição de fotografia “Ruralidades”, do conceituado fotógrafo Jorge Bacelar. Esta é uma exposição de retratos com foco nos homens e mulheres do mundo rural, cujas vidas se dedicam a cultivar a terra e a tratar do gado. A inauguração está marcada para as 16h00 do dia 18 de Novembro.

Sem recorrer a iluminação ou artifícios, Jorge Bacelar utiliza a sua lente, como forma de proximidade com as pessoas, para capturar imagens no cenário mais realista quanto o possível, refletindo assim a autenticidade crua e bela da vida rural.

O fotógrafo, médico veterinário de profissão na região de Aveiro há mais de duas décadas, despertou para o mundo da fotografia há cerca de oito anos. Começou pelas paisagens e depois mergulhou no mundo rural, fotografando a gente que vive da terra, no seu próprio meio, principalmente oriunda da Murtosa, de Estarreja, de Albergaria-a-Velha e de Figueira de Castelo Rodrigo. Rostos, expressões e poses, com os animais e os produtos da terra a completarem o retrato. Durante estes 8 anos, Jorge Bacelar já recebeu importantes prémios e distinções a nível Internacional pelo seu impressionante trabalho fotográfico, e que é agora apresentado nesta exposição única.

“Ruralidades” oferece aos visitantes a oportunidade de mergulhar nas vidas e experiências dos habitantes do mundo rural, revelando uma beleza que muitas vezes passa despercebida. A exposição de Jorge Bacelar é uma celebração da simplicidade e da autenticidade, capturada através da lente de um artista dedicado e talentoso.

Leia também...

Obra de 1,1 milhões de euros coloca saneamento básico nos 97% em Vila Nova da Barquinha

A Câmara de Vila Nova da Barquinha consignou por 1,1 ME uma empreitada em saneamento básico na freguesia de Praia do Ribatejo, investimento que…

Município de Santarém promove Sessão evocativa do Dia Mundial da Saúde

A Câmara de Santarém promove, no dia 19 de Abril, a partir das 10h30, no Auditório do ISLA Campus, a Sessão “Saúde para Todos”,…

Tribunal da Concorrência começa a julgar recursos do Montepio a coimas de 620.000 euros

O Tribunal da Concorrência começa, quarta-feira, a julgar os recursos do Montepio e três ex-administradores às coimas de 620.000 euros aplicadas pelo Banco de…

Relógios adiantam uma hora na próxima madrugada

Os ponteiros do relógio vão ser adiantados 60 minutos na próxima madrugada em Portugal, para a hora legal de verão, de acordo com a…