A Casa Memória de Camões recebe, na tarde do sábado de Carnaval, dia 18, uma Tertúlia de Poesia Satírica, em que vão predominar “a ironia, a crítica social e o insólito”, afirma a instituição em comunicado.

Lembrando que a sátira está presente na literatura portuguesa, “desde os primórdios, com as cantigas de escárnio e maldizer”, tendo sido usada por poetas como Luís de Camões, “servido os manifestos modernistas, o ‘non sense’ do surrealismo ou a necessidade de criar metáforas e alegorias que passassem rasteiras à censura”, os responsáveis pela iniciativa afirmam que, na atualidade, continua a ser um instrumento crucial, sobretudo na poesia.

“Disso se falará com abundância de exemplos práticos a prometerem sorrisos e mesmo algumas gargalhadas e, como é habitual, todos os tertulianos são convidados a uma participação activa, com leituras ou comentários sobre poemas próprios ou de outros autores. A entrada é livre e a partilha de leituras sempre incentivada”, acrescentam.

Leia também...

Santarém apresenta Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

A Câmara Municipal de Santarém apresentou esta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), um documento…

Economista Lurdes Ferromau é a candidata do PSD à Câmara de Tomar

A presidente da concelhia de Tomar do PSD, a economista Maria de Lurdes Ferromau Fernandes, é a candidata do partido à presidência da Câmara…

IPMA prolonga aviso amarelo em oito distritos até quinta-feira por causa do frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou hoje até quinta-feira o aviso amarelo em oito distritos de Portugal continental devido à…

Indivíduo de 27 anos preso por tráfico de estupefacientes

Foi no dia 3 de Agosto que o suspeito do sexo masculino foi detido pelo Comando Distrital de Santarém da PSP, através da Esquadra…