A Casa Memória de Camões recebe, na tarde do sábado de Carnaval, dia 18, uma Tertúlia de Poesia Satírica, em que vão predominar “a ironia, a crítica social e o insólito”, afirma a instituição em comunicado.

Lembrando que a sátira está presente na literatura portuguesa, “desde os primórdios, com as cantigas de escárnio e maldizer”, tendo sido usada por poetas como Luís de Camões, “servido os manifestos modernistas, o ‘non sense’ do surrealismo ou a necessidade de criar metáforas e alegorias que passassem rasteiras à censura”, os responsáveis pela iniciativa afirmam que, na atualidade, continua a ser um instrumento crucial, sobretudo na poesia.

“Disso se falará com abundância de exemplos práticos a prometerem sorrisos e mesmo algumas gargalhadas e, como é habitual, todos os tertulianos são convidados a uma participação activa, com leituras ou comentários sobre poemas próprios ou de outros autores. A entrada é livre e a partilha de leituras sempre incentivada”, acrescentam.

Leia também...

Crianças vão lembrar “todas as guerras” em terço da paz em Fátima

A diretora da Fundação AIS em Portugal afirmou hoje que “todas as guerras vão estar no centro da oração do terço com as crianças”,…

Dona de casa de alterne em Santarém constituída arguida por lenocínio

A proprietária de uma casa de alterne em Santarém foi constituída arguida na sequência de uma operação realizada na madrugada de sexta-feira pelo Serviço…

Teresa Salgueiro, Club Makumba e Ana Lua Caiano no cartaz do festival Bons Sons

Teresa Salgueiro, Club Makumba e Ana Lua Caiano estão entre os primeiros nomes anunciados hoje para o festival de música Bons Sons, que vai…

Município de Santarém recebe professoras da Bulgária

Um grupo de 11 professoras foi recebido no dia 23 de Fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito do curso “The…