A Casa Memória de Camões recebe, na tarde do sábado de Carnaval, dia 18, uma Tertúlia de Poesia Satírica, em que vão predominar “a ironia, a crítica social e o insólito”, afirma a instituição em comunicado.

Lembrando que a sátira está presente na literatura portuguesa, “desde os primórdios, com as cantigas de escárnio e maldizer”, tendo sido usada por poetas como Luís de Camões, “servido os manifestos modernistas, o ‘non sense’ do surrealismo ou a necessidade de criar metáforas e alegorias que passassem rasteiras à censura”, os responsáveis pela iniciativa afirmam que, na atualidade, continua a ser um instrumento crucial, sobretudo na poesia.

“Disso se falará com abundância de exemplos práticos a prometerem sorrisos e mesmo algumas gargalhadas e, como é habitual, todos os tertulianos são convidados a uma participação activa, com leituras ou comentários sobre poemas próprios ou de outros autores. A entrada é livre e a partilha de leituras sempre incentivada”, acrescentam.

Leia também...

Marcelo dá aula na Escola Sá da Bandeira em Santarém

O presidente da República leccionou, esta manhã, uma aula na Escola Secundária de Sá da Bandeira, em Santarém. Perante cerca de seis centenas de…

Universidade da Terceira Idade de Santarém inicia o novo ano lectivo com cerimónia no Teatro Sá da Bandeira

A cerimónia que marca o início do ano letivo 2023/24 da UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém teve lugar, no dia 25…

Biblioteca Municipal da Chamusca acolhe exposição sobre o sobreiro

A Biblioteca Municipal da Chamusca vai acolher, de 19 Junho a 7 de Julho, uma exposição dos trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas…

750 escuteiros reunidos em Rossio ao Sul do Tejo

Cerca de 750 escuteiros com idades entre os 06 e os 14 anos participaram no passado fim-de-semana na XV edição da actividade ‘Escapadinha dos…