A Casa Memória de Camões recebe, na tarde do sábado de Carnaval, dia 18, uma Tertúlia de Poesia Satírica, em que vão predominar “a ironia, a crítica social e o insólito”, afirma a instituição em comunicado.

Lembrando que a sátira está presente na literatura portuguesa, “desde os primórdios, com as cantigas de escárnio e maldizer”, tendo sido usada por poetas como Luís de Camões, “servido os manifestos modernistas, o ‘non sense’ do surrealismo ou a necessidade de criar metáforas e alegorias que passassem rasteiras à censura”, os responsáveis pela iniciativa afirmam que, na atualidade, continua a ser um instrumento crucial, sobretudo na poesia.

“Disso se falará com abundância de exemplos práticos a prometerem sorrisos e mesmo algumas gargalhadas e, como é habitual, todos os tertulianos são convidados a uma participação activa, com leituras ou comentários sobre poemas próprios ou de outros autores. A entrada é livre e a partilha de leituras sempre incentivada”, acrescentam.

Leia também...

Abrantes instala contadores inteligentes para reduzir consumos de água

Os Serviços Municipalizados de Abrantes vão instalar 840 contadores com telemetria para a monitorização e controlo de perdas de água no concelho, um investimento…

Imagem de Nª Sª de Fátima ‘devolvida’ ao nicho de Muge

Uma mulher de Marinhais ofereceu uma nova imagem.

2ª Semana Ubuntu no Politécnico de Santarém

O Politécnico de Santarém irá dinamizar a 2ª semana Ubuntu, de 25 a 29 de Setembro de 2023, sob orientação do IPAV (Instituto Padre…

Criadores de ovinos e caprinos obrigados a declarar animais a partir de Janeiro

Os criadores de ovinos e caprinos estão obrigados a declarar os seus animais em Janeiro de 2020, considerando o efectivo detido até ao final…