O amor e a solidariedade estiveram lado a lado, sábado, 18 de Outubro, em Fontainhas, Santarém, com a celebração do casamento de Marco e Laura, um evento que emocionou a comunidade, numa organização conjunta do Centro Cultural e Recreativo de Fontainhas e Grainho e do Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, que teve como propósito apoiar o casal.

A cerimónia reuniu familiares, amigos e membros da comunidade local num ambiente de alegria e partilha.

Mais do que um simples enlace matrimonial, esta cerimónia foi um gesto de solidariedade. Marco, oriundo de Fontaínhas e Laura, de Abrantes, estão juntos desde 2007 e estariam longe de imaginar o que lhes iria acontecer. Ao deslocarem-se com o Rancho do Bairro a Casais Revelhos (Abrantes), terra natal de Laura, foram alvo de uma brincadeira, no sentido de Marco pedir à sogra a mão de Laura em casamento. Todo o grupo se envolveu animadamente e até já estavam escolhidos os padrinhos e os cozinheiros da boda. Na viagem de regresso até já havia um anel de noivado improvisado.

A brincadeira foi levada a sério pelo casal, que decidiu mesmo casar, tendo o casamento civil acontecido na passada sexta-feira, dia 17, na Conservatória do Registo Civil de Santarém.

Simples e humildes não pretendiam fazer festa. Escolheram a data por coincidir com o aniversário de Marco. Contudo, viram um grupo de amigos de ambas as associações, incluindo os escolhidos na dita brincadeira, envolverem-se activamente para que este dia fosse inesquecível. E conseguiram-no.

Uma colectividade pode ser família

Marco e Laura integram actualmente os órgãos sociais do Centro Cultural e com a sua maneira de ser e trabalho demonstrado, desempenham um papel activo na vida da associação.

O casal já havia sido ajudado em 2022, devido ao infortúnio de lhes ter ardido parte da casa de habitação, por causa de um curto-circuito no frigorifico. Na altura, um almoço solidário ajudou a minimizar um pouco a tragédia que os assolara.

Desta vez, o carácter da iniciativa e o objectivo de lhes proporcionar um dia diferente fez com que muitos se quisessem associar.

Assim, com o apoio de voluntários e parceiros locais, o evento contou com decoração, música e serviços oferecidos por todos os convidados, e pessoas da comunidade local que quiseram colaborar com a iniciativa. O resultado foi uma celebração marcada pela emoção, generosidade, amizade e espírito comunitário.

De Ementa foi possível “provar” como Entrada – “Pão de Encontro” (partilhado com carinho, para lembrar que toda a história começa com a coragem de dizer “Sim”) e “Salada de Afectos” (folhas frescas de amizade, temperadas com risadas e pitadas de cumplicidade); como Prato Principal – “Amor em Lenta Cozedura” (preparado com paciência, respeito e sonhos misturados, cozido em lume brando) e “Amizade recheada de Confiança” (envolta em laços sinceros, servida com gestos simples e palavras que abraçam); como Sobremesa – “Doce da Eternidade” (camadas de promessas e ternura, cobertas com glacê de esperança) e “Café da Alegria” (servido para brindar à vida, aos amigos e ao amor que se renova a cada dia); como Brinde Final foi servido “Licor de Gratidão” (que o sabor deste momento permaneça no coração de todos que partilharam com os noivos este dia inesquecível).

A iniciativa tomou ainda uma proporção de maior significado, quando foi comunicado a todos os presentes que o valor angariado servirá, também, para ajudar o casal a acabar de reabilitar a casa ardida.

A organização, para além de todo o empenho demonstrado, salientou que esta também é a missão do espírito associativo e da vivência em comunidade, unir as pessoas e fazê-las fazer parte de algo, trabalhando em prol de um objectivo comum.

Localidades tão pequenas como Fontainhas e Grainho só assim se conseguem manter vivas, e este momento foi, sem dúvida, um exemplo, ninguém ficou indiferente a toda a envolvência e carinho demonstrados.

O Casamento Solidário de Marco e Laura ficará na memória de Fontainhas não apenas como uma bela celebração de amor, mas também como um acto de generosidade que uniu toda a comunidade, inesquecível para todos os que nele participaram.

 

Leia também...

Aviões da FAP vão sobrevoar Portugal para desejar um bom 2023

Dois aviões F16 da Força Aérea Portuguesa (FAP) vão sobrevoar todas as capitais de distrito, ao longo da manhã de sábado, 31 de Dezembro,…

Os 150 anos dos Bombeiros Voluntários de Santarém

Efeméride cumpre-se esta sexta-feira, dia 29 de Outubro de 2021.

Abrantes atribui medalha de mérito ao RAME nos 103 anos de elevação a cidade

A Câmara Municipal de Abrantes (CMA) celebrou os 103 anos da elevação de Abrantes a cidade, numa cerimónia realizada na manhã do dia 14…

M1lhão sai no concelho de Santarém

Santarém tem mais um milionário.