A comemoração do Dia de Luiza Andaluz vai ser assinalada com o espetáculo “Recital de Agosto – Memórias do Musical Andaluz”, que vai ter lugar na Catedral de Santarém, a 20 de agosto, pelas 21 horas. Um evento organizado pelo Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, que conta com o apoio do Município de Santarém, da Diocese de Santarém e do Museu Diocesano.
Neste musical, as atrizes Inês Ferreira e Patrícia Quinta interpretam a figura de Madre Luiza Andaluz: Inês Ferreira Alves, entre os 16 e os 45 anos, e Patrícia Quinta, depois dos 45 anos, onde viria a ser fundadora das “Servas de Nossa Senhora de Fátima”. Um musical abrilhantado por Paulo Pires ao piano, que pretende dar vida a “uma personalidade muito decidida e persistente” e com “grande capacidade de comunicação”.
Uma encenação de Pedro Ribeiro sobre a vida e obra de Madre Luiza Andaluz, desde os seis anos até ao final da vida ativa, através da música e da palavra. Uma mulher que, segundo o produtor, Armando Calado, teve “sempre em mente o apoio aos padres e a educação das crianças”.
De referir que, em 2024 o musical conta com parte do elenco do “Musical Andaluz”, que integrou o espetáculo em 2023. Um sucesso que registou lotação esgotada em quatro (4) sessões, duas (2) delas no Teatro Sá da Bandeira em Santarém, e que foi visto por mais de dois mil espetadores.