Foto: Câmara Municipal de Santarém
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, I. P. (CCDR Lisboa e Vale do Tejo), no âmbito do seu programa estratégico LVT Capacita e em articulação com a Câmara Municipal de Santarém, vai dinamizar uma ação de capacitação cultural no próximo dia 18 de Outubro, na Casa do Brasil, em Santarém.
A presente ação insere-se num ciclo de capacitação a implementar durante os meses de Setembro e Outubro em nove municípios da região da Lezíria do Tejo (Azambuja, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém) e tem como principal objetivo inserir-se numa “lógica de descentralização e proximidade territoriais”, atendendo “às novas competências da CCDR Lisboa e Vale do Tejo, I. P. no campo da cultura”, refere a Câmara Municipal de Santarém em comunicado.
De acordo com a nota de imprensa, em 2024,  já tinham sido contemplados com ações formativas de índole cultural os concelhos da Chamusca e Coruche, num ciclo que, então, incidiu, “como prioridade estratégica, apenas em territórios de baixa densidade”, indica.
A ação a realizar é dedicada às temáticas das oportunidades de financiamento cultural e artístico público e privado nos planos local, regional, nacional e europeu, à conceção de iniciativas/projetos culturais, à submissão de candidaturas a programas de apoio e à vertente da comunicação e mediação culturais.
Esta ação formativa pretende igualmente “sensibilizar as estruturas culturais e artísticas do território para uma atempada preparação e maior adesão” à 3.ª edição do programa LVT +Cultura, a decorrer no início de 2026.
No âmbito deste programa, em 2024, a CCDR LVT apoiou três projetos culturais na região da Lezíria do Tejo, “num montante total de 14.750,00 €”, tendo esses números aumentado em 2025, “desta vez com 8 projetos contemplados e uma verba global associada de 38.435,00€”, adianta.
O acesso a esta ação é livre e gratuito, requerendo inscrição prévia. A lotação máxima por sessão é de 50 participantes.

O módulo em causa tem a duração total de seis horas, em modo intensivo, e confere certificado de participação.
O público-alvo abrange associações, cooperativas, fundações, grupos informais e outros agentes (profissionalizados ou não) do setor cultural e criativo, incluindo também dirigentes e técnicos das autarquias ligados às áreas da cultura, património e turismo.
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

III Encontro da Cultura Popular do Ribatejo

Auditório Municipal da Barquinha, dia 20 de Novembro de 2021.

Mau tempo obriga a alteração de horário do Carnaval de Santarém

A Câmara Municipal de Santarém alterou o horário do Corso de Carnaval a realizar na terça-feira, 5 de Março, das 15:00 para as 17:00…

FITIJ regressa a Santarém e traz espetáculos singulares

O evento procura oferecer uma programação cultural diversificada, através de espetáculos e atividades que decorrem em diferentes espaços da cidade e que se destinam…

António Canavarro inaugura ciclo de exposições de artes plásticas

Uma exposição de pintura de António Canavarro, com curadoria de Fernanda Narciso, abre no domingo, no Círculo Cultural Scalabitano (CCS), em Santarém, o ciclo…