A Assembleia Municipal de Santarém aprovou uma moção apresentada pelo eleito Afonso Silveira da CDU, em Defesa do Alviela, onde é identificada a necessidade de um plano estratégico para a resolução do problema da poluição do rio Alviela, que seja articulado entre os concelhos de Santarém e Alcanena e o Governo.

Em particular, a moção alerta para um plano que garanta a adequada fiscalização das entidades que utilizem a água do rio nas suas actividades ou para realização de descargas, assim como a limitação da construção de mais equipamentos agro-pecuários ou industriais que constituam um factor de risco para o rio Alviela.

No texto, é referida, ainda a importância de investimento e a aplicação de novos métodos produtivos, que não causem a degradação das águas do rio, assim como limpeza do leito do Alviela e das suas margens.

Na moção, que foi aprovada com as abstenções do PSD e CDS, a CDU recorda que o rio Alviela é um dos afluentes do rio Tejo e um dos que mais tem “sofrido com a poluição”.

“Apesar dos investimentos realizados na recuperação da ETAR e dos colectores industriais de Alcanena, as águas do rio continuaram a transportar espuma e a emanar um cheiro nauseabundo. Além disso, continuam a ser construídas instalações agro-pecuárias ao longo do curso do rio, sendo a mais recente na zona de Anaia (Pernes)”, pode ler-se no documento enviado ao Correio do Ribatejo.

“Com a diminuição da actividade industrial consequente à epidemia de COVID-19 em Portugal, nomeadamente no período de vigência do Estado de Emergência, as águas do rio Alviela recuperaram as suas características naturais, sem presença de espuma, nem maus cheiros, nem cor acastanhada/negra. Este facto comprova que é possível recuperar a qualidade das águas do rio Alviela e que o mau estado em que ele se encontra se deve ao descontrolo das actividades industriais e agro-pecuárias”, considera a CDU.

Desta forma, referem os eleitos da CDU, “torna-se necessário um plano estratégico para a resolução do problema da poluição do rio Alviela, que seja articulado entre os concelhos de Santarém e Alcanena e o Governo”.

“A reabilitação do Alviela permitirá uma reaproximação das pessoas ao rio, tornando-o um factor agregador e fixador de população. A exploração económica desenfreada e desregulada dos recursos naturais não permite o usufruto sustentável e ecológico das suas potencialidades naturais, paisagísticas e lúdicas”, conclui.

Leia também...

“Noite dos Morcegos” alerta para a importância e preservação destas espécies (c/vídeo)

A “Noite dos Morcegos” é uma actividade que permite observar em directo a comunidade de morcegos cavernícolas que, entre Abril e Setembro, mora no complexo de grutas que circunda a nascente do rio Alviela.

Jovens portugueses e estrangeiros vigiam a floresta em Arrouquelas

Sete jovens estrangeiros participam este verão no programa de vigilância da floresta promovido pela H2O Associação de Jovens de Arroquelas, freguesia do concelho de…

Deputados do PS querem Rio Alviela despoluído

Os deputados do PS, Manuel Afonso, Hugo Costa, António Gameiro, Mara Lagriminha e Nuno Fazenda, questionaram o Governo sobre que diligências pretende tomar para…

GNR recupera Bufo Real em Almoster

A Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente do Destacamento Territorial da GNR de Santarém recuperou um Bufo Real (Bubo bubo), no dia 17…