No âmbito das comemorações do 112.º aniversário da data de nascimento de Celestino Graça, que se assinala a 9 de Janeiro, o Grupo Académico de Danças Ribatejanas, de Santarém – grupo fundado por si em 1956, e mau grado o seu infausto falecimento ocorrido a 24 de Outubro de 1975 nunca interrompeu a sua actividade – será feita a apresentação pública do livro “Celestino Graça – O Homem que disse NÃO à mediocridade!”.

Era propósito da Direcção do Grupo Académico apresentar publicamente o livro que inclui as comunicações proferidas por diversos oradores na sessão solene comemorativa do centenário do nascimento de Celestino Graça, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em 9 de Janeiro de 2014, e o discurso proferido na cerimónia de descerramento da fotografia de Celestino Graça na Galeria dos Notáveis, do Correio do Ribatejo, no dia 25 de Janeiro de 2014, o que, contudo, não foi possível realizar anteriormente, por falta de disponibilidade financeira.

Este livro inclui para além dos artigos de Ludgero Mendes, que também coordena a publicação, de Francisco Morgado, de Grimoaldo Alhandra Duarte, de João Gomes Moreira e de José Júlio Rosa Eloy, inclui também a reportagem dos diversos eventos que foram realizados nesse ano de 2014, nomeadamente a Romagem de Saudade à campa rasa no Cemitério dos Capuchos, em Santarém, a Corrida de Toiros realizada na Monumental Celestino Graça, o espectáculo de folclore na Feira do Ribatejo – Feira Nacional de Agricultura, o IX Congresso de Folclore do Ribatejo – IV Congresso Celestino Graça, o 55.º Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça”, a Tarde de Folclore, organizada nas Fontainhas pelo Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, e a sessão de encerramento das Comemorações do Centenário.

A edição deste livro, que ficará a constituir a mais elaborada biografia dessa grande figura do Ribatejo que foi Celestino Graça, só foi possível agora através do alto patrocínio do Município de Santarém, assumido publicamente em 24 de Outubro de 2025, pelo actual Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Teixeira Leite, e pelo Dr. Alfredo Condeço Amante, nessa data Vice-Presidente da Câmara, e do Dr. Nuno Domingos, então Vereador da Cultura.

É caso para dizer que vale mais tarde do que nunca e Celestino Graça, pelo que representa enquanto referência social e cultural da nossa região, e pelo mérito da sua notável obra, bem merece este preito de homenagem e de justiça.

A apresentação do livro decorrerá no Centro Etnográfico Celestino Graça, sede dos Grupos Infantil e Académico de Santarém, na noite de 9 de Janeiro de 2026 e será de acesso livre a todos os que quiserem assistir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Santarém – A emoção do Toureio de Verdade

A temporada escalabitana tem o seu início marcado para o próximo dia de S. José com um cartel de grande interesse – embora no…

Celestino Graça – O Homem que disse NÃO à mediocridade

Esta sexta-feira, dia 9 de Janeiro, assinala-se o 112.º aniversário sobre a data de nascimento de Celestino Graça, ribatejano ilustre que marcou indelevelmente a…

Festa Brava anuncia Triunfadores

A popular Tertúlia Tauromáquica “Festa Brava”, domiciliada em Azambuja, promoveu no passado dia 8 de novembro, uma grande jornada de afición e de amizade,…

Curtas… Ao Estribo!

 “Respeito muito quem diz que é a favor do bem-estar dos animais e por isso a tauromaquia não deve ser incentivada, mas também respeito…