No âmbito das celebrações do centenário de nascimento de José Saramago, decorreu, no dia 2 de Setembro, a colocação dos primeiros azulejos de nomes de personagens saramaguianas, “António” e “Benedita”, da obra “Terra do Pecado”, que acompanham duas das “Cem Oliveiras para José Saramago”, plantadas em homenagem ao escritor e à sua infância passada na Azinhaga.

Na cerimónia organizada pela Fundação José Saramago, esteve presente o Executivo Municipal em permanência, o presidente da Junta de Freguesia, entre diversos populares que assistiram ao descerramento dos primeiros azulejos.

“Cem Oliveiras para José Saramago” é um projecto da Fundação José Saramago e da família do escritor, com o apoio da Câmara Municipal da Golegã e Junta de Freguesia de Azinhaga, onde a Rua Victor Manuel da Guia, em Azinhaga, contará, até Novembro, com cem oliveiras plantadas em homenagem ao Nobel Português, sendo que cada uma das árvores receberá o nome de uma personagem saramaguiana.

Apresentado à Câmara Municipal da Golegã e à Junta de Freguesia de Azinhaga, em 2019, o projecto foi apadrinhado por um agricultor da região, Manuel Coimbra, que prontamente ofereceu as cem oliveiras.

O projecto culminará no dia 16 de Novembro deste ano, data em que José Saramago faria 100 anos, com a plantação da centésima oliveira, a árvore, também esta centenária, receberá o nome da sua avó materna, Josefa.

Leia também...

Hoje o concelho de Coruche em debate. Debates autárquicos já somam mais de 43 mil visualizações

Debates autárquicos já somam mais de 43 mil visualizações e Coruche é o próximo concelho em destaque – O ciclo de debates autárquicos promovido…

Despiste de camião provoca um ferido grave e o condicionamento de trânsito na Rua O

O condutor de um veículo pesado de mercadorias ficou em estado considerado grave na sequência de um despiste na tarde desta quinta-feira, 10 de…

Vinhos do Tejo celebram 2.ª edição do Dia da Fernão Pires

Fernão Pires é a casta branca mais plantada em Portugal, tendo no Tejo a sua maior expressividade: 4000 hectares de vinha. É assim a…

Atendimento ao público da Segurança Social regressa às instalações habituais em Santarém

O atendimento ao público do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém será retomado, a partir da próxima segunda-feira, 19 de Maio, nas instalações…