Centenas de pessoas associaram-se ontem de manhã, dia 25 de Abril, à cerimónia evocativa Cravos para Salgueiro Maia. Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Joaquim Neto, Presidente da Assembleia Municipal de Santarém, o Coronel Joaquim Correia Bernardo, em representação da Associação 25 de Abril, Sónia Vieira, em representação das Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural, e o Coronel Maia, em representação da Associação Salgueiro Maia, participaram nesta cerimónia, que também contou com a participação de João Leite, Vice-Presidente do Município de Santarém, dos vereadores, Beatriz Martins, Nuno Russo, Nuno Domingos e Sofia Martinho, de Diamantino Duarte, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, de Natércia Maia, viúva do Capitão de Abril, da sua neta, Daniela Salgueiro Maia, de ex-camaradas de armas de Salgueiro Maia, na Escola Prática de Cavalaria de Santarém, de amigos e da população, em geral.

Ricardo Gonçalves lembrou que “Hoje, celebramos o 49º aniversário do 25 de abril de 1974, um dia que ficará para sempre marcado na história de Portugal. Um dia de libertação, de renovação e de esperança para todos os portugueses”.

O Presidente da Câmara de Santarém referiu que “Neste dia, recordamos com gratidão aqueles que lutaram pela nossa liberdade, aqueles que devolveram a Portugal a dignidade e a democracia. Em particular, evocamos hoje a figura heróica de Salgueiro Maia, o capitão destemido que liderou as tropas que ocuparam o Terreiro do Paço na madrugada do dia 25 de abril de 1974. Salgueiro Maia é um símbolo da coragem e da determinação que caracterizou o espírito dos militares e civis que se uniram para derrubar o regime autoritário do Estado Novo”. (…) “Ao evocar a sua memória, prestamos uma homenagem a todos aqueles que, com ele, lutaram pela nossa liberdade e pela nossa democracia. O seu exemplo continua a inspirar-nos e a motivar-nos a lutar por um Portugal mais justo, mais livre e mais próspero”.

Joaquim Neto afirmou que “Entre as principais conquistas da revolução, destacam-se a consolidação da democracia, a liberdade de expressão e de imprensa, a garantia dos direitos humanos fundamentais, a autonomia regional e local e a criação do Serviço Nacional de Saúde. Essas conquistas representaram uma mudança significativa na vida dos portugueses, e são um testemunho da determinação e coragem daqueles que lutaram por uma sociedade livre e justa. Mas ainda há muito a ser feito para que Abril de facto se concretize. Em termos políticos, Portugal é hoje uma democracia estável, com eleições livres e justas e um sistema multipartidário. No entanto, ainda existem desafios significativos em relação à corrupção e à transparência política”.

Joaquim Correia Bernardo, leu uma mensagem de Vasco Lourenço, Presidente da Associação 25 de Abril, em que afirma “Quando parte da Europa vive em guerra, torna-se urgente que as armas se calem e a diplomacia seja capaz de encontrar soluções. É esse o nosso voto, perseguindo ainda o sonho que criámos há 49 anos: é pelos valores de Abril que é possível construir a Felicidade. E, tal como Péricles afirmou há mais de dois milénios e meio, a Felicidade só será viável se tivermos a Coragem de por ela lutar! Que tenhamos Coragem para lutar pelos valores de Abril!”.

Após o desfile simultâneo das 3 bandas filarmónicas do Concelho, pelas ruas da Cidade, a caminho da Estátua de Salgueiro Maia: Banda da Sociedade Filarmónica Alcanedense, Banda da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho e da Banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria, a cerimónia contou ainda com a participação do Clarim da Repartição de Bandas e Fanfarras do Exército, e por uma secção do regimento de manutenção do Entroncamento.

Esta iniciativa terminou com a interpretação da Música “Grândola Vila Morena”, de José Afonso, usada como senha do 25 de Abril, pelas Bandas Filarmónicas de, Alcanede, Gansaria e Xartinho, Bandas do concelho de Santarém.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…