A actividade “Há Ciência nas Tradições”, integrada no Programa 2018 – Ano Europeu do Património Cultural, vai decorrer no Centro Ciência Viva de Constância (CCVC) no próximo domingo, às 16h00.

Em nota de imprensa, o município refere que o evento tem como objectivo “proporcionar momentos de contacto com testemunhos de formas de vida do passado, permitindo aos jovens a avaliação da importância dos progressos tecnológicos, e aos menos jovens a evocação de como sacrifícios do passado conduziram ao conforto dos tempos modernos”.

Os participantes terão oportunidade, por exemplo, de “tirar água do lago com uma picota” ou “manipular bombas elevatórias de água, em particular uma que funcionou em tempos num fontanário público” do concelho.

Poderão ainda “fazer rodar um ‘parafuso de Arquimedes’ – muito semelhante aos sem fins que elevam a azeitona nos lagares de azeite – e testar as suas capacidades físicas para tentar encher um tabuleiro onde a água vai caindo”, pode ler-se na mesma informação.

Leia também...

Círculo Cultural Scalabitano celebra Junho “Mês da Criança”

O Círculo Cultural Scalabitano (CCS) vai promover, em Junho, uma programação semanal num espaço comercial da cidade de Santarém dedicada às crianças, proporcionando “momentos…

FPF ordena repetição do União 1919 – Alverca B do Campeonato de Portugal

O jogo entre União 1919 e a equipa B do Alverca, a contar para a 14ª jornada da Série C do Campeonato de Portugal,…

Sumol+Compal investe três milhões em energias renováveis

A Sumol+Compal vai investir cerca de três milhões de euros numa central fotovoltaica com o objectivo de tornar a unidade de produção de Almeirim…

Arqueólogos descobrem nova gravura rupestre com mais de 20 mil anos no vale do Ocreza 

Uma quarta gravura com mais de 20 mil anos, que representa um cavalo, foi descoberta no vale do Ocreza, em Mação, sendo o segundo…