A actividade “Há Ciência nas Tradições”, integrada no Programa 2018 – Ano Europeu do Património Cultural, vai decorrer no Centro Ciência Viva de Constância (CCVC) no próximo domingo, às 16h00.

Em nota de imprensa, o município refere que o evento tem como objectivo “proporcionar momentos de contacto com testemunhos de formas de vida do passado, permitindo aos jovens a avaliação da importância dos progressos tecnológicos, e aos menos jovens a evocação de como sacrifícios do passado conduziram ao conforto dos tempos modernos”.

Os participantes terão oportunidade, por exemplo, de “tirar água do lago com uma picota” ou “manipular bombas elevatórias de água, em particular uma que funcionou em tempos num fontanário público” do concelho.

Poderão ainda “fazer rodar um ‘parafuso de Arquimedes’ – muito semelhante aos sem fins que elevam a azeitona nos lagares de azeite – e testar as suas capacidades físicas para tentar encher um tabuleiro onde a água vai caindo”, pode ler-se na mesma informação.

Leia também...

Vaivém Oceanário no Entroncamento de 19 a 25 Novembro

De 19 a 25 de Novembro, o Largo José Duarte Coelho, no Entroncamento, recebe a exposição itinerante Vaivém Oceanário. O Oceanário de Lisboa e…

Homem desaparecido desde domingo em Abrantes encontrado sem vida no Tejo

Um homem de 79 anos que estava desaparecido desde domingo na aldeia ribeirinha do Pego, em Abrantes, distrito de Santarém, foi encontrado morto na…

Natal: “Amar a família é colaborar para o bem do mundo”, D. José Traquina

O Bispo de Santarém, D. José Traquina, na sua mensagem de Natal defende a valorização da família porque amá-la é “colaborar para o bem…

Teatro Virgínia recebe espetáculo de dança “Adamastor” de Ricardo Ambrózio

O palco do Teatro Virgínia, em Torres Novas, vai receber no próximo dia 24 de Fevereiro, a partir das 21h30, o espetáculo de dança…