A actividade “Há Ciência nas Tradições”, integrada no Programa 2018 – Ano Europeu do Património Cultural, vai decorrer no Centro Ciência Viva de Constância (CCVC) no próximo domingo, às 16h00.

Em nota de imprensa, o município refere que o evento tem como objectivo “proporcionar momentos de contacto com testemunhos de formas de vida do passado, permitindo aos jovens a avaliação da importância dos progressos tecnológicos, e aos menos jovens a evocação de como sacrifícios do passado conduziram ao conforto dos tempos modernos”.

Os participantes terão oportunidade, por exemplo, de “tirar água do lago com uma picota” ou “manipular bombas elevatórias de água, em particular uma que funcionou em tempos num fontanário público” do concelho.

Poderão ainda “fazer rodar um ‘parafuso de Arquimedes’ – muito semelhante aos sem fins que elevam a azeitona nos lagares de azeite – e testar as suas capacidades físicas para tentar encher um tabuleiro onde a água vai caindo”, pode ler-se na mesma informação.

Leia também...

Camião de transporte de melão tomba entre Santo Estevão e Benavente

Acidente está a provocar o condicionamento do trânsito.

Profissionais do CHMT recebem formação em gestão de catástrofe pela Academia da OMS

As três unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) estão hoje mais capacitadas para responder a uma calamidade que venha a envolver…

Festival de Folclore regressa a Vale de Cavalos

O XXIII Festival de Folclore do Grupo Etnográfico Paúl da Trava, pertencente à ADEPEC em Vale de Cavalos, está de volta nos dias 16,…

Tribunal da Concorrência recebeu mais de 16ME só dos processos com multas mais elevadas

O Tribunal da Concorrência recebeu, desde a sua criação, em 2012, mais de 16 milhões de euros de coimas, apenas dos recursos de contra-ordenações…