A actividade “Há Ciência nas Tradições”, integrada no Programa 2018 – Ano Europeu do Património Cultural, vai decorrer no Centro Ciência Viva de Constância (CCVC) no próximo domingo, às 16h00.

Em nota de imprensa, o município refere que o evento tem como objectivo “proporcionar momentos de contacto com testemunhos de formas de vida do passado, permitindo aos jovens a avaliação da importância dos progressos tecnológicos, e aos menos jovens a evocação de como sacrifícios do passado conduziram ao conforto dos tempos modernos”.

Os participantes terão oportunidade, por exemplo, de “tirar água do lago com uma picota” ou “manipular bombas elevatórias de água, em particular uma que funcionou em tempos num fontanário público” do concelho.

Poderão ainda “fazer rodar um ‘parafuso de Arquimedes’ – muito semelhante aos sem fins que elevam a azeitona nos lagares de azeite – e testar as suas capacidades físicas para tentar encher um tabuleiro onde a água vai caindo”, pode ler-se na mesma informação.

Leia também...

XI Passeio de Vespas de Rio Maior contou com mais de 150 participantes

O XI Passeio de Vespas de Rio Maior realizou-se, no passado dia 2 de Julho, e contou com mais de 150 participantes. A concentração…

Câmara Municipal de Alpiarça adere ao Programa “Município Amigo do Desporto”

No passado dia 7 de Março, o município de Alpiarça reuniu com o coordenador nacional do programa “Município Amigo do Desporto”. Nesta reunião foi…

Atleta vitoriano sagra-se vice-campeão nacional de jiu-jitsu

É mais um feito de monta para o desporto do concelho de Santarém: Luís Ramos, atleta da Academia Jiu-Jitsu by Juca / Vitória Clube…

Dívida da Câmara de Santarém é a mais baixa dos últimos 30 anos

A Câmara Municipal de Santarém encerrou o primeiro trimestre de 2025 com uma dívida total de 28,3 milhões de euros, o valor mais baixo…