O Centro de Interpretação da Semana Santa e do Património Religioso de Sardoal, localizado na Capela de N.ª Sr.ª do Carmo, vai ser inaugurado no dia 22 de Setembro, Dia do Concelho, no âmbito das Festas do Concelho 2022.

Assim, a partir desse dia, a Capela de N.ª Sr.ª do Carmo será o ponto de partida para uma visita ao património religioso de Sardoal. No Centro de Interpretação, que agora abre portas ao público, o visitante pode ficar a conhecer as tradições da Semana Santa e Páscoa em Sardoal em qualquer altura do ano. Para tal, faz-se uso de imagens, vídeos e novas tecnologias que permitem uma maior interação como, por exemplo, fazer virtualmente um tapete de flores.

Além disso, nas Capelas e Igrejas da Vila passarão a estar disponíveis QR Codes que, através de áudio guias, permitirão ao visitante ficar a conhecer de uma forma histórica, cultural e patrimonialmente rigorosa estes templos.

O Centro de Interpretação da Semana Santa e do Património Religioso de Sardoal resulta de uma candidatura, apresentada pelo Município em 2016, a fundos comunitários.

O projecto desenvolveu-se em duas fases. A primeira consistiu na requalificação e restauro da Capela de N.ª Sr.ª do Carmo e a segunda no equipamento do espaço e produção dos conteúdos que estarão disponíveis.

Na sua totalidade o projecto orçou em 312.691,43€, sendo que cerca de 85% foi comparticipado por fundos comunitários e o restante assumido pelo Município.

Leia também...

Inaugurada requalificação da Rua do Açude no Vale de Santarém

Foi inaugurada no passado dia 23 de Fevereiro, a Rua do Açude, no Vale de Santarém, numa cerimónia que contou com a presença de…

Galeria Municipal do Entroncamento acolhe a exposição “60 anos da chegada da tracção eléctrica”

A Galeria Municipal do Entroncamento, acolhe entre os dias 30 de Junho e 12 de Julho, a exposição “60 anos da chegada da tração…

CAP considera “indissociáveis” setores da agricultura e da floresta

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu hoje, em Abrantes, distrito de Santarém, que os sectores agrícola e florestal são indissociáveis e reclamou…

Mega processo que junta BESA e Eurofin começa a ser julgado dia 28 em Santarém

O Tribunal da Concorrência vai começar a julgar dia 28 os recursos às coimas, num total de 17,3 milhões de euros, aplicadas pelo supervisor…