Foto de arquivo

Jaime Ricardo Gouveia, ao centro, recebeu prémio patrocinado pela família de Mário Dias

O Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) assinalou oficialmente o seu 8º aniversário no passado sábado, 26 de Setembro, com uma sessão solene e a realização da sua 144ª Assembleia de Investigadores no Convento de São Francisco, em Santarém.

A sessão solene foi presidida pelo historiador Martinho Vicente Rodrigues, director do CIJVS, durante a qual foi feita também a apresentação da revista “Mátria XXI”, pela juíza desembargadora Manuela Bento Fialho e proferidas as comunicações “Estará o Mediterrâneo de volta à História de Portugal?”, por Filipe Themudo Barata e “A fundação do Exército”, por Vieira Borges.
Na cerimónia, a primeira que ocorreu após a morte do Patrono do Centro, Joaquim Veríssimo Serrão, Martinho Vicente Rodrigues fez questão de lembrar “o eterno Professor de Santarém”.

“O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, é uma proveniência prospectiva, dada pelo Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, a cumprir como objectivo a promoção da investigação, a estimular a adopção de práticas e processos abertos de criação, partilha e utilização do conhecimento científico nas áreas das Ciências Sociais e Humanas / Ciências e Tecnologia”, começou por dizer o responsável do CIJVS.

Prestes a atingir os mil membros, o Centro “apresenta uma intensa actividade, de reconhecido prestígio, tendo como base e activo, a doação feita pelo Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão à Câmara Municipal de Santarém, da sua Biblioteca, documentação manuscrita, ficheiros, diplomas e condecorações, em 09 de Novembro de 2009”, relembrou.
Criado no dia 01 de Março de 2011, ao abrigo de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Santarém, o Centro de Investigação, “lugar marcante”, abriu ao Mundo no dia 26 de Maio de 2012.

Tiago Mesquita Carvalho, recebeu prémio patrocinado pela Lagoalva

Desde então, afirmou Martinho Vicente rodrigues, o CIJVS já estabeleceu 23 protocolos com Universidades Nacionais e Estrangeiras, Politécnicos, Centros de Investigação, Academias, Associações e Autarquias e marca presença em mais de 30 países, espalhados pelos cinco continentes.
“Não obstante, a efectiva renovação, do Centro de Investigação, continua a ser tarefa difícil e morosa, na força dos ideais, mas sempre a realizar programas e projectos de investigação científica e tecnológica, mais a colaborar com as Universidades e outras instituições”, disse Martinho Vicente Rodrigues.

“Hoje, como ontem, em rigor, a história do Centro de Investigação é feita pelos seus Membros, substanciada com os seus ideais, que nortearam projectos, a patentear contributos para ombrear, em modelo de excelência, inserido no espaço do conhecimento científico nacional e internacional”, concluiu.

No âmbito das comemorações, teve também lugar a entrega dos “Prémios do CIJVS / 2020”, instituídos com o apoio dos mecenas Sociedade Agrícola Quinta da Lagoalva, S.A. e da família do empresário Mário Dias.

Neste ano, foram distinguidos os trabalhos: “O fazer e o agir em Aristóteles, Alasdair MacIntyere e Hans Jonas”, pelo Professor Doutor Tiago Mesquita Carvalho e “Foedus Inire. A estruturação da política imperialista portuguesa na África negra através da criação de uma diocese nos reinos do Congo e Angola (séculos XV e XVI)”, pelo Professor Doutor Jaime Ricardo Gouveia.

Os prémios têm a finalidade de distinguir trabalhos de Membros do Centro de Investigação Nacionais ou Estrangeiros, que tenham com a sua investigação “contribuído de forma notável para o progresso científico”.

Leia também...

Assinado acordo de cooperação para constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo

Foi assinado esta manhã, na sede da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do…

Câmara de Rio Maior investe 530 mil euros na requalificação da casa do poeta Ruy Belo

A Câmara Municipal de Rio Maior vai investir 530 mil euros na…

Simpósio de Escultura de 18 de Maio a 02 de Junho no Entroncamento

O I Simpósio de Escultura do Entroncamento, que contará com a criação…

VÍDEO | FITIJ arranca com espectáculo e formação de Celeste Zallo

O FITIJ (Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e…