O Centro Escolar de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca foi inaugurado este domingo, dia 16 de Setembro, numa cerimónia que contou com a presença de várias centenas de pessoas.
O novo equipamento está agora ao serviço de quase 200 alunos que frequentavam as escolas básicas das Cancelas, Estanqueiro e Santa Maria e do jardim-de-infância do Estanqueiro.
Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, mostrou-se muito satisfeito com a concretização deste projecto: “O Centro Escolar de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca está pronto e é de todos vós. No primeiro ano do mandato anterior demos um grande impulso e concluímos a obra do Centro Escolar de Marinhais, quatro anos depois cá estamos a concluir este Centro Escolar. Fica evidente que a aposta nos jovens é levada a sério por este executivo da Câmara Municipal. Apostamos na educação, também no desporto, na cultura, na acção social escolar, estamos sempre preocupados em melhorar as questões da saúde, também na economia local e no esforço que vamos desenvolvendo todos os dias para melhorar a qualidade de vida da população do nosso Concelho”.
“Estamos felizes e orgulhosos por esta obra, mas tivemos que lutar muito: há quatro anos comprámos o terreno, fizemos o projecto e tivemos que conseguir colocar os Foros de Salvaterra e a Várzea Fresca nas preocupações de investimento, quer ao nível dos fundos comunitários, quer ao nível do Ministério da Educação, o que foi vital para conseguir os meios financeiros que alcançámos junto da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), entidade que liderava as candidaturas aos fundos europeus”, acrescentou Hélder Manuel Esménio.
O Presidente da União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, Manuel Bolieiro, sublinhou a importância da obra e a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem das crianças que frequentam agora o novo estabelecimento de ensino.
Já o Presidente da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, Francisco Madelino, considerou que “não deve haver momento mais feliz para quem desempenha funções de autarca do que inaugurar infra-estruturas para crianças, elas são o nosso futuro”.
A inauguração contou com as atuações do Rancho Folclórico Regional Infantil de Foros de Salvaterra, do acordeonista Flávio Bolieiro e de Leonor Fernandes e Vicente Sousa, da Academia O Batuque.
Os presentes tiveram oportunidade de visitar o novo espaço que dispõe de salas para o pré-escolar, primeiro ciclo, Componente de Apoio à Família (CAF) e Actividade de Animação e Apoio à Família (AAAF), espaço polivalente, biblioteca, cozinha e refeitório, salas para professores, educadores e auxiliares, gabinetes de trabalho e de atendimento, instalações sanitárias, arrecadações, vestiários e espaços exteriores, com recreios coberto e descoberto, áreas ajardinadas e parques infantis, numa área de construção de 2400 metros quadrados.
O investimento total foi de cerca de 2.750.000 euros, financiado por fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020, no montante de 1.500.000 euros, suportando o Município de Salvaterra de Magos quase 1.250.000 euros, com a aquisição do terreno, a obra e os arranjos no exterior envolvente ao Centro Escolar, designadamente num troço da Rua do Agricultor e na Travessa da Pedreira, com pavimentações e construção de pluviais, passeios e estacionamentos.