O Centro Escolar do Sacapeito, em Santarém, foi na manhã desta terça-feira, 18 de Janeiro, evacuado devido a um forte cheiro a gás no seu interior, atribuído a uma falha do sistema da caldeira de aquecimento.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, quando os bombeiros chegaram ao local, pouco depois das 09h00, já tinha sido concluída a retirada das cerca de 270 pessoas que se encontravam no interior do estabelecimento de ensino, entre alunos, professores e funcionários.

Inês Barroso, vice-presidente da Câmara de Santarém e que detém o pelouro da Educação, disse à Lusa que os alunos vão hoje para casa, já que os níveis de monóxido de carbono no interior do edifício são elevados.

Segundo a autarca, o cheiro que motivou a decisão de evacuação das instalações deveu-se a uma avaria que fez com que o sistema de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) sugasse e espalhasse o monóxido de carbono da caldeira.

Inês Barroso adiantou que a empresa responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos está no local para substituir uma peça que havia sido já solicitada pelo município e que irá fazer testes ao longo do dia para assegurar que estão reunidas as condições de segurança para a reabertura na quarta-feira.

Luís Cruz, do CDOS, adiantou que a escola adoptou todas as medidas previstas para situações como a detectada ao início da manhã de hoje.

No local encontram-se oito operacionais e três viaturas dos Sapadores Bombeiros de Santarém e ainda dois elementos e uma viatura da PSP.

Leia também...

Não resistiu aos ferimentos um dos jovens atropelados na Tapada

Jovem de 13 anos estava internado em Lisboa.

Sardoal recebe workshop de construção de figuras alegóricas

O Centro Cultural Gil Vicente recebe, nos dias 22 e 23 de…
Foto de arquivo

Câmara do Cartaxo aprova orçamento de 30 ME para 2024

A Câmara do Cartaxo aprovou o orçamento municipal para 2024, no valor…

Proteção Civil alerta para tempo quente e seco e mantém país em alerta amarelo

A Proteção Civil alertou hoje para o agravamento do estado do tempo…