As turmas 12 e 13 do primeiro ciclo do Centro Escolar Salgueiro Maia, em Santarém, venceram a “Taça da Fruta de Portugal”, depois de terem sido as mais votadas com a participação no desafio “Volta a Portugal em Fruta”, iniciativa em torno das frutas DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) de Portugal lançado pelo Centro de Frutologia Compal em 2019.

Cerca de quatro mil crianças das escolas do 1º ciclo portuguesas receberam o “Mapa das Fruta de Portugal” e responderam afirmativamente ao desafio de participarem na “Volta a Portugal em Fruta 2019”, através da produção de desenhos, ilustrações, pinturas ou poemas.

“A inspiração não faltou a estas turmas cujos projectos foram colocados em votação no Facebook da marca Compal. As comunidades locais reuniram esforços e votaram nas escolas das suas regiões, dando assim a vitória ao Centro Escolar Salgueiro Maia em Santarém e ao Centro Escolar de Resende”, afirma uma nota do Centro Escolar Salgueiro Maia.

A Pêra Rocha do Oeste foi a fruta escolhida pela Turma 12 do Centro Escolar Salgueiro Maia, que criou um individual, para colocar na mesa de refeição, que apresenta o desenho de uma Pêra em grande destaque, para lembrar a importância do consumo deste nutritivo alimento.

Ainda no Centro Escolar Salgueiro Maia, a Turma 13 inspirou-se na Pêra Rocha do Oeste e na Maçã Riscadinha de Palmela. O resultado foi uma original banda desenhada que relata a visita de dois amigos à fábrica Compal.

A Volta a Portugal em Fruta é uma iniciativa do Centro de Frutologia Compal que distribuiu o Mapa das Frutas de Portugal acompanhado por materiais multimédia lúdico-didácticos a 66 escolas do ensino básico. Este mapa foi desenvolvido em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército e com o apoio da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional e da Associação Portuguesa de Nutrição.

Leia também...

Alunos da Escola D. João II em Itália

Um grupo de 10 alunos e cinco professores, pertencentes ao Clube Europeu da Escola D. João II, deslocaram-se a Monterotondo (Itália), no âmbito do…

LabMóvel regressou a Alpiarça

Entre os dias 5 a 9 de fevereiro, os alunos do 1º ciclo tiveram a oportunidade de explorar o Laboratório Móvel de Inovação e…

“Há muitos receios e a gestão do medo e da insegurança é complexa”

Ana Cláudia Cohen – Directora do Agrupamento de Escolas de Alcanena Como é que a Escola preparou este regresso às aulas presenciais?Dia 18 assinalou…

Município de Torres Novas candidato ao Prémio Acesso Cultura

O Município de Torres Novas candidatou o texto da edição municipal «Lapas, as grutas que não são grutas», lançado em Outubro de 2018, ao…