As turmas 12 e 13 do primeiro ciclo do Centro Escolar Salgueiro Maia, em Santarém, venceram a “Taça da Fruta de Portugal”, depois de terem sido as mais votadas com a participação no desafio “Volta a Portugal em Fruta”, iniciativa em torno das frutas DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) de Portugal lançado pelo Centro de Frutologia Compal em 2019.

Cerca de quatro mil crianças das escolas do 1º ciclo portuguesas receberam o “Mapa das Fruta de Portugal” e responderam afirmativamente ao desafio de participarem na “Volta a Portugal em Fruta 2019”, através da produção de desenhos, ilustrações, pinturas ou poemas.

“A inspiração não faltou a estas turmas cujos projectos foram colocados em votação no Facebook da marca Compal. As comunidades locais reuniram esforços e votaram nas escolas das suas regiões, dando assim a vitória ao Centro Escolar Salgueiro Maia em Santarém e ao Centro Escolar de Resende”, afirma uma nota do Centro Escolar Salgueiro Maia.

A Pêra Rocha do Oeste foi a fruta escolhida pela Turma 12 do Centro Escolar Salgueiro Maia, que criou um individual, para colocar na mesa de refeição, que apresenta o desenho de uma Pêra em grande destaque, para lembrar a importância do consumo deste nutritivo alimento.

Ainda no Centro Escolar Salgueiro Maia, a Turma 13 inspirou-se na Pêra Rocha do Oeste e na Maçã Riscadinha de Palmela. O resultado foi uma original banda desenhada que relata a visita de dois amigos à fábrica Compal.

A Volta a Portugal em Fruta é uma iniciativa do Centro de Frutologia Compal que distribuiu o Mapa das Frutas de Portugal acompanhado por materiais multimédia lúdico-didácticos a 66 escolas do ensino básico. Este mapa foi desenvolvido em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército e com o apoio da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional e da Associação Portuguesa de Nutrição.

Leia também...

Ourém investe 1,7 milhões de euros na construção de centro escolar

O Município de Ourém vai investir 1,7 milhões de euros na construção de um centro escolar, valor que já foi autorizado pelo Tribunal de…

VÍDEO | “A inclusão foi assumida como uma bandeira nesta escola”

Com 40 anos de história, a Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) está apostada em antecipar futuro. Criada em 1979, a escola tem…

Cavaleiros templários fazem ‘guarda de honra’ aos alunos e docentes no regresso às aulas em Tomar

Os alunos e docentes do ensino secundário da Escola Secundária Jácome Ratton, foram recebidos por cavaleiros Templários no dia 19 de Abril, data em…

Estudo revela que impacto económico do Politécnico de Santarém na região ascende a 41,7 milhões de euros

O impacto económico total do Instituto Politécnico de Santarém na região ascende a 41,7 milhões de euros, revela um estudo, o qual salienta que…