A Festa do Santíssimo Milagre sai às ruas do centro histórico de Santarém no próximo domingo, com a procissão com a “sagrada relíquia” a percorrer várias artérias da cidade, numa cerimónia presidida pelo bispo da diocese, José Traquina.

Em comunicado, a Câmara de Santarém afirma que “as ruas vão estar repletas de flores, com verdura a cobrir todo o percurso e as varandas vão estar enfeitadas por colchas de seda, criando um ambiente de beleza único na cidade”.

As Festas do Santíssimo Milagre comemoram a sagração da então Igreja de Santo Estêvão, em 1241, e assinalam a ocorrência do chamado milagre, em 1247, em que, segundo a lenda, uma hóstia roubada por uma mulher durante a comunhão sangrou durante o percurso até sua casa e, uma vez escondida, inundou de luz toda a habitação, “revelando a sua presença e conduzindo a pecadora ao arrependimento”.

Segundo a nota, a procissão, integrada nos festejos, relembra a restituição da hóstia à antiga igreja, atual Santuário do Santíssimo Milagre, “um centro de culto e peregrinação dos mais frequentados em Portugal”.

Leia também...

Faleceu D. Maria Helena Segurado

Vítima de doença prolongada, faleceu ontem, dia 15 de Janeiro, no Hospital…

Animais de companhia no Centro Nacional de Exposições

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, recebe,…

Enfermeiros do Hospital de Santarém admitem endurecer protesto

Os enfermeiros do Hospital Distrital de Santarém (HDS) concliram ontem três dias…
Foto de Arquivo

Hugo Costa reeleito líder da Federação distrital do PS de Santarém

Hugo Costa, deputado e presidente da Assembleia Municipal de Tomar, foi hoje…