A Festa do Santíssimo Milagre sai às ruas do centro histórico de Santarém no próximo domingo, com a procissão com a “sagrada relíquia” a percorrer várias artérias da cidade, numa cerimónia presidida pelo bispo da diocese, José Traquina.

Em comunicado, a Câmara de Santarém afirma que “as ruas vão estar repletas de flores, com verdura a cobrir todo o percurso e as varandas vão estar enfeitadas por colchas de seda, criando um ambiente de beleza único na cidade”.

As Festas do Santíssimo Milagre comemoram a sagração da então Igreja de Santo Estêvão, em 1241, e assinalam a ocorrência do chamado milagre, em 1247, em que, segundo a lenda, uma hóstia roubada por uma mulher durante a comunhão sangrou durante o percurso até sua casa e, uma vez escondida, inundou de luz toda a habitação, “revelando a sua presença e conduzindo a pecadora ao arrependimento”.

Segundo a nota, a procissão, integrada nos festejos, relembra a restituição da hóstia à antiga igreja, atual Santuário do Santíssimo Milagre, “um centro de culto e peregrinação dos mais frequentados em Portugal”.

Leia também...

Santarém sob aviso amarelo devido à previsão de chuva

Catorze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão…

150 Professores participam no II Encontro da CPCJ

A CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santarém…

Santarém lança programa para regeneração do Centro Histórico

A Câmara de Santarém aprovou um programa com vista à regeneração urbana…

Seminário Internacional debate sustentabilidade e gestão territorial

O Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, vai acolher entre os dias…