A Festa do Santíssimo Milagre sai às ruas do centro histórico de Santarém no próximo domingo, com a procissão com a “sagrada relíquia” a percorrer várias artérias da cidade, numa cerimónia presidida pelo bispo da diocese, José Traquina.

Em comunicado, a Câmara de Santarém afirma que “as ruas vão estar repletas de flores, com verdura a cobrir todo o percurso e as varandas vão estar enfeitadas por colchas de seda, criando um ambiente de beleza único na cidade”.

As Festas do Santíssimo Milagre comemoram a sagração da então Igreja de Santo Estêvão, em 1241, e assinalam a ocorrência do chamado milagre, em 1247, em que, segundo a lenda, uma hóstia roubada por uma mulher durante a comunhão sangrou durante o percurso até sua casa e, uma vez escondida, inundou de luz toda a habitação, “revelando a sua presença e conduzindo a pecadora ao arrependimento”.

Segundo a nota, a procissão, integrada nos festejos, relembra a restituição da hóstia à antiga igreja, atual Santuário do Santíssimo Milagre, “um centro de culto e peregrinação dos mais frequentados em Portugal”.

Leia também...

Detidos três suspeitos de sequestro e tentativa de extorsão para cobrança de dívida

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três homens, na zona da Grande Lisboa, suspeitos de, a coberto de uma empresa de recuperação de crédito, terem…

Benavente promove operações de fogo controlado

O município de Benavente está a promover operações de fogo controlado, contando, desde esta semana, com o apoio da Brigada de Sapadores Florestais recentemente…

Amiais de Baixo tem novo espaço de jogo e recreio

O espaço de jogo e recreio do Jardim de Amiais de Baixo foi inaugurado no dia 05 de Novembro, por Ricardo Gonçalves, Presidente da…

Casal de sexagenários detido pela GNR por assalto à mão armada

Um homem e uma mulher de 63 e 65 anos, respectivamente, foram detidos por roubo com recurso a arma de fogo, no dia 9…